A Nintendo lançou a Switch 2 há já alguns meses, e de facto foi um sucesso de mercado, mesmo com aumentos de preço em toda a linha. Porém, há algo de estranho a acontecer nos bastidores.
Caso não saiba, vários estúdios continuam sem acesso a kits de desenvolvimento da nova consola e, segundo algumas fontes, isto não é apenas fruto do acaso, é intencional. Ou seja, a própria Nintendo pode estar a “desencorajar” o desenvolvimento específico para a nova máquina.
O que dizem os estúdios?
Na Gamescom, vários devs admitiram querer lançar versões otimizadas para a Switch 2. O problema? Não conseguem os dev kits para fazer isso acontecer. Ainda mais curioso é que, quando pedem acesso ao material, a resposta da Nintendo é estranha. Ou seja, a gigante quer que lancem o jogo na Switch original e deixem que a retrocompatibilidade trate do resto.
A estratégia da Nintendo é estranha, ou é mesmo para ser assim? Será para manter a Switch 1 viva?
A verdade é que a primeira Switch continua a ser uma máquina de vendas impressionante, mesmo com oito anos em cima. A Nintendo não tem qualquer intenção de a abandonar já, e tudo indica que prefere que o mercado continue a girar em torno do modelo original, empurrando a transição de forma lenta.
É uma jogada que faz sentido do ponto de vista comercial! Afinal, a base instalada de mais de 140 milhões de consolas não desaparece de um dia para o outro, especialmente se continuar a existir algum tipo de cuidado com os jogadores que continuam a usar a sua velha consola portátil
Mas, isto deixa os developers com as mãos atadas. A maioria gostaria de criar versões dedicadas à Switch 2, até para mostrar melhor o salto gráfico, mas sem kits de desenvolvimento é impossível.
Há riscos?
Se a Nintendo continuar a limitar o acesso, pode acabar por travar o entusiasmo em torno da Switch 2. As comparações com a Sony e a Microsoft são inevitáveis, visto que tanto a PS5 como a Xbox Series X chegaram ao mercado com versões otimizadas de grandes jogos logo no arranque.
Conclusão
A Nintendo parece querer controlar ao máximo o ritmo da transição entre a Switch e a Switch 2, mas isso pode sair caro. Claro que também pode correr bem, mas é de facto algo que ninguém esperava.
Uma coisa é certa, quanto mais tempo os estúdios esperarem, mais tarde veremos títulos que explorem realmente o novo hardware.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!