NewPipe: o melhor leitor de vídeo alternativo ao YouTube

Chama-se NewPipe e é um cliente open-source do YouTube para Android. Representa uma excelente alternativa para os utilizadores que não gostam da app oficial ou não têm os Google Play Services instalados no dispositivo. Na prática, o NewPipe comunica com o site do YouTube para extrair os dados e reproduzir os vídeos, sem restrições e publicidade.

NewPipe: o melhor leitor de vídeo alternativo ao YouTube

A principal novidade do NewPipe v0.20.0 é o leitor unificado. Anteriormente tínhamos três leitores incluídos no código. Um era o leitor principal. O outro, o leitor pop-up. Por fim o leitor em segundo plano. O problema desta abordagem é que quando se trocava de leitor era necessário terminar o processo anterior e iniciar o novo. Isto consumia sempre um pouco de tempo e recursos. Na nova versão está tudo unificado. Assim temos um código que faz tudo. Não há cá paragens de processos.

Entretanto a nova versão do NewPipe altera também a página de detalhes de vídeo. No fundo garante uma experiência mais semelhante à do YouTube.

A orientação de vídeo é outra das questões. Adapta o que está a ser reproduzido da melhor forma à orientação do equipamento.

NewPipe

Destaca-se ainda o leitor minimizado que fica no fundo do ecrã. Aí podemos colocar a reprodução na pausa, iniciar ou fechar o que está a ver.

Para além do que referi existem também melhorias na procura offline. Entretanto a resolução dos vídeos é de 720p, por defeito, e temos 60fps. Já os vídeos pop-up estão restritos aos 480p. Isto para além dos 360p.

NewPipe

Esta é sem dúvida uma excelente alternativa à aplicação por defeito do YouTube.

Quem deve olhar para isto como uma app obrigatória é quem tem um smartphone Huawei, já sem serviços da Google. É que neste caso é mesmo necessário mesmo recorrer a uma aplicação extra. Neste caso o NewPipe é talvez o melhor leitor que pode encontrar.

Pode descarregar a última versão aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.