Normalmente, quando entro na Netflix, já vou com uma ideia geral daquilo que quero ver. Porém, a realidade é que por vezes existem situações em que temos tempo livre, mas… Não temos qualquer ideia daquilo que queremos ver.
Sim, é verdade que a Netflix já tem um algoritmo próprio muito interessante, capaz de sugerir conteúdo similar a tudo aquilo que viu nos últimos anos. Porém, há forma de melhorar a coisa. Sabia?
Netflix vai resolver o seu maior problema (com a ajuda da IA… Claro!)
Portanto, quantas vezes já perdeste mais tempo a escolher o que ver na Netflix do que propriamente a ver alguma coisa? É o scroll eterno, para cima, para baixo, para os lados, na esperança de encontrar “aquela” série ou filme. Spoiler: normalmente acabamos a ver o mesmo de sempre. Pessoalmente, já perdi a conta das vezes que vi Breaking Bad e Karaté Kid!
Mas isso pode estar prestes a mudar. Caso não saiba, a Netflix está a testar uma nova funcionalidade de pesquisa… com inteligência artificial da OpenAI. Sim, ChatGPT vai dar uma ajudinha à plataforma de streaming para resolver de vez o drama da escolha.
Pode vir a mudar o paradigma!
Olá pesquisa inteligente!
Ou seja, além de ter em conta o que vê ou já viu, a funcionalidade que ainda está numa fase inicial, vai perguntar o que quer ver. Ou seja, podes usar linguagem natural para dizeres à Netflix o que te apetece ver.
Do tipo: “Quero uma série leve, mas com algum mistério, parecida com o que vi na semana passada.” Só isto! A plataforma responde.
Dito tudo isto, não estamos a falar de uma integração direta do ChatGPT, mas sim de algo construído em cima do mesmo motor, com inteligência contextual e muito mais flexível do que as buscas atuais por género ou ator.
Portugal? Para já, só em alguns países… mas está a caminho!
O novo sistema de pesquisa está a ser testado na Austrália e Nova Zelândia, e por enquanto só está disponível na app para iOS. Quem quiser experimentar tem de ativar a funcionalidade manualmente.
Nada foi dito sobre Portugal, mas se a coisa correr bem… é só uma questão de tempo.
Entretanto, se porventura não fazia ideia daquilo que a IA é capaz de fazer, isto é só o início.