Honestamente, não sou o maior fã da recente mudança de estratégia da Netflix, que entre muitas outras coisas, implica o lançamento de um novo plano de subscrição, um pouco mais barato, com o apoio de anúncios publicitários.
De forma muito resumida, sinto que é um voltar atrás, aos tempos da TV por antena, ou TV por cabo, sem grandes benefícios envolvidos, visto que neste plano, não só paga mensalmente, como também paga com os seus olhos, e o seu tempo, ao ver anúncios publicitários indesejados. (Consegue imaginar estar a pagar 5 ou 6€ por mês, para ouvir a música “Quem trouxe, quem trouxe? Foi o Pingo Doce!”?)
Pois… O que já era mau, acabou de ficar ainda pior! Afinal, além de não ser gratuito, e de ter de aturar anúncios, ao que tudo indica, também não vai ter acesso a toda a biblioteca Netflix.
Sim, a plataforma rainha do streaming está a equacionar optar por um modelo de exclusividade, em que só poderá ver X série, ou Y filme, se pagar o pacote mais caro. Ridículo…
Netflix com anúncios? Além de ser pago, tem o conteúdo limitado.
Portanto, segundo o CEO da Netflix (Ted Sarandos), a plataforma podia lançar o plano de subscrição no imediato, com a grande maioria da biblioteca disponível para visualização. O que significa isto? Bem, a Netflix não pretende disponibilizar todo o conteúdo da plataforma, no seu pacote mais barato. Por enquanto, ainda não está decidido que conteúdo vai ficar de fora, porque, aparentemente, não depende apenas de Netflix, mas também dos acordos já assinados com os muitos estúdios com conteúdo na plataforma de Streaming.
Ora leia:
“Se fosse agora, poderíamos incluir a grande maioria do conteúdo da plataforma, na subscrição com anúncios. Mas há certas coisas que não vão estar disponíveis. Estamos em conversações com os estúdios.”
A Netflix dá a ideia que os atuais acordos não irão permitir 100% do conteúdo na subscrição mais barata. Mas, infelizmente, tudo isto também dá uma imagem de ganância, ou melhor, a verdadeira face da Netflix atual. Em que poderá existir um aproveitamento desta limitação, de forma a criar um fosso significativo entre a qualidade de cada subscrição. Uma maneira muito feia, mas eficiente, de meter a grande maioria dos subscritores nos pacotes mais caros, e por isso mesmo, mais lucrativos.
Consegue imaginar uma subscrição com anúncios, sem acesso a Stranger Things, ou Umbrella Academy? Ou talvez ainda mais grave que isso, onde teria de esperar mais 1 ou 2 dias, por cada lançamento de uma série ou de um filme?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nesta subscrição? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo?