Netflix: sabe o que é binge watching? Pode ser perigoso!

Nos tempos em que só tínhamos os canais de televisão “normais” víamos na maioria dos casos um episódio de uma série por semana ou então por dia, dependendo dos canais. No entanto os serviços de streaming vieram mudar tudo isto. De facto, agora temos a possibilidade de vermos uma temporada inteira ou duas se estiverem disponíveis. É isso o binge watching. Estar muito tempo em frente ao ecrã a ver uma temporada inteira de uma série ou duas. Mas sabe que pode ser perigoso?

Netflix: sabe o que é binge watching? Pode ser perigoso!

Sente-se orgulhoso de ver uma temporada inteira em tempo recorde? Em alguns casos isto chega a ser mesmo uma competição. No entanto, embora seja uma atividade popular não é nada saudável.

Aumenta o risco de diabetes

A Diabetes é uma doença grave que pode resultar numa vida inteira de injeções de insulina e restrições dietéticas. O risco de diabetes aumenta com o comportamento sedentário prolongado. Para além disso há muitos problemas de saúde pelo facto de estarmos sentados demasiado tempo. De acordo com um estudo da conhecida revista Time, por cada hora que passamos a ver uma temporada, o risco de diabetes sobe 3,4%. Esteja particularmente atento a isto se tiver um historial familiar de diabetes.

Vício

De acordo com um artigo do jornal HuffPost, os cientistas dizem que ver uma temporada seguida e em especial o final de cada episódio pode ajudar a libertar hormonas de stress. Deste modo fazem com que as pessoas queiram começar a ver o próximo episódio, mesmo que não tenham planeado fazê-lo.

netflix temporada perigo

Nem sempre é fácil reconhecer e superar um vício relacionado com a TV. No entanto, eles existem. Algo tão simples como ficarmos com a sensação que conseguimos ver uma temporada inteira liberta dopamina no cérebro. Isto leva a um ciclo que pode resultar no vício do ecrã.

Isolamento Social

Além de prejudicar as nossas relações atuais pode fazer com que não arranjemos novas. As pessoas enfrentam várias dificuldades quando tentam fazer amigos, mas a maioria de nós lida com elas para evitar os efeitos debilitantes da solidão. No entanto quando ficamos viciados nesta questão das temporadas, algo conhecido por binge watching, os programas e personagens favoritas acabam por substituir a nossa vida social.

netflix temporada perigo

Ansiedade e depressão

Inicialmente começamos a ver as temporadas para nos animar ou simplesmente entreter. No entanto pode acabar por ter o efeito oposto. Os investigadores confirmaram essa possibilidade através de um estudo partilhado pela Medical Daily sobre hábitos televisivos noturnos. Depois de apenas duas horas de televisão, as pessoas sentiam-se mais deprimidas e ansiosas do que as que viam menos. Isto é razão suficiente para parar de ver televisão, especialmente durante tanto tempo.

Problemas de auto-controlo

O facto de começarmos a estar habituados a vermos tudo o que queremos quando queremos pode levar a problemas de autocontrolo. Como refere um estudo da Universidade do Texas isto começa a manifestar-se noutras áreas da vida em que simplesmente perdemos a paciência de esperar.

ver muitas séries seguidas na Netflix

Cansaço na vista

Ver televisão é uma atividade que contribui para a tensão dos olhos. Assim estarmos muito tempo agarrados à TV pode levar a uma sensação de queimadura na vista, fadiga ocular e desfocagem. Entretanto dificulta também o sono. Quanto mais tempo olharmos para o ecrã, mais tempo vamos demorar a desligar-nos.

Comer por prazer

Este comportamento promove o hábito de comer por prazer. À medida que consome mais calorias e hidratos de carbono, o seu corpo já não está apenas a comer para satisfazer a fome. Consumir hidratos de carbono excessivos leva o cérebro a libertar mais dopamina, criando um ciclo de feedback positivo para continuar a comer.

ver muitas séries seguidas na Netflix

À medida que consome mais meios visuais, procura alimentos ricos em hidratos de carbono, mesmo quando não tem fome. Consumir alimentos quando não se tem fome leva ao aumento de peso, ao aumento do açúcar no sangue e a outros problemas de saúde.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados