Nem todas as NVIDIA GeForce RTX 30 têm chips de qualidade

RTX 30 – Já ouviu falar do ‘Chip Binning‘? Basicamente, é o processo de separação de chips pela sua qualidade. Ou seja, quando uma wafer sai das linhas de produção, cada chip é imediatamente testado ao nível das suas capacidades, como por exemplo a voltagem que precisa para funcionar, a temperatura que alcança, que frequência consegue alcançar, etc…

Consoantes os resultados, as fabricantes separam estes chips em várias classificações, onde claro está, os melhores chips irão dar origem a produtos mais caros.

Nem todas as NVIDIA GeForce RTX 30 têm chips de qualidade

as NVIDIA GeForce

Portanto, se pensava que o GPU da sua RTX 2080 Ti de 1100€ era igual ao GPU da ASUS ROG Strix RTX 2080 Ti OC Special Edition de 1400€ do seu vizinho do lado, então estava muito enganado.

Dito tido isto, esta separação por escalões vai obviamente acontecer com as novas RTX 30. Onde as placas mais baratas irão obviamente receber os chips dos tiers mais baixo. Aliás, segundo o famoso Igor’s Labs, a NVIDIA está a usar 3 ‘tiers’. Ora veja:

  • Bin 0: É um chip ‘OK’. Capaz de oferecer a performance base pretendida, mas não muito mais que isso.
  • 1: Chips de maior qualidade, com maior eficiência e capacidade de OC.
  • 2: Os melhores chips disponíveis, com as melhores características de performance.

Curiosamente, parece que a primeira vaga de produção de chips da Samsung com o seu processo de 8nm resultou em 30% de chips Bin 0, 60% de chips Bin 1 e finalmente, apenas 10% de chips Bin 2. Ou seja, se por acaso ficou surpreendido com o preço da RTX 3090… Então pode agradecer ao processo de 8nm da Samsung, que é ainda incapaz de produzir chips da maior qualidade possível em massa.

Entretanto, estes números deverão mudar ao longo do ciclo de vida das placas, com a Samsung a conseguir elevar estes 10% para valores significativamente mais altos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

eFootball (PES 2022) está no mau caminho. Atualização adiada!

A Konami impressionou meio mundo, quando anunciou que o próximo PES (Pro Evolution Soccer) iria mudar de nome para eFootball, e claro, que iria...

PC Health Check da Microsoft já não está focado no Windows 11

Ainda se lembra do PC Health Check? Um programa lançado pela gigante Microsoft, de forma a ajudar os utilizadores na transição para o novo...

Combustíveis: Qual é a diferença entre Simples e Aditivado?

Pois bem, há alguns dias atrás, dentro do tema da crise energética que assola toda a Europa, e que faz parte dos pesadelos da...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!