Agora que caminhamos rapidamente para o Natal, é natural que surja um aumento percentual de compras on-line como sucede todos os anos. Naturalmente, isso significa uma oportunidade de ouro para quem vive de esquemas e está ansioso por deitar a mão ao seu cartão de crédito ou aos seus dados bancários.
A pensar nisso, deixamos algumas dicas nas próximas linhas:
Cuidem a sério do vosso computador
Tratarem do vosso computador é muito importante e esta afirmação ganha especial relevância se fazem compras on-line. É que neste caso têm mesmo de se preocupar com o vosso browser, sistema operativo e terem um bom antivírus instalado.
Muitas das vezes temos problemas ou ameaças no nosso computador que realmente desconhecemos. Se optarmos por fazer, em primeiro lugar, uma boa limpeza com ferramentas como o CCleaner no caso do PC, ou o Onyx no caso dos Mac, vamos estar a garantir que o browser que vamos utilizar para fazer as compras, bem como o próprio computador, vão estar livres de lixo e inclusivamente de pequenas ameaças que nos poderiam pôr em risco.
Atenção às lojas online. Os pormenores fazem a diferença.
Na Internet assistimos com muita frequência ao nascimento de novas lojas online. No entanto e apesar de grande parte serem realmente fidedignas, existem muitas que não são. Assim é necessário estarmos atentos aos factores de alerta. É que apesar de não existir uma bala mágica para esta situação, existem sinais de perigo que não devem ser descurados.
Verifiquem se a loja tem um telefone local ou global. Se não existir qualquer contacto telefónico associado à loja em que estão a comprar pode ser um verdadeiro sinal de alerta. O outro logo a seguir é a morada. A menos que se trate da loja Online de um grupo conhecido como a Worten ou a Phone House, verifiquem sempre se existe uma morada ou algumas informações importantes assinaladas. Resumindo, quanto menos informações ao nível de contactos der uma loja, mais devem desconfiar.
Compram em diversos sites? Utilizem diferentes palavras-passe
No início deste ano, quatro em cada cinco utilizadores admitiram que as suas contas em diversos sites foram utilizados indevidamente.
Ora, se utilizam diversos sites para fazer compras não utilizem a mesma palavra-passe. Assim, se os dados de acesso a um determinado site caírem nas mãos de um criminoso, as outras contas não estarão comprometidas.
Nós sabemos que falar é fácil e eu próprio já caí no erro, em tempos que já lá vão, de reutilizar as palavras passe. No entanto não o façam mesmo. Não acontece só aos outros. Palavra de amigo.
Em paralelo, optem também por utilizar palavras passe seguras e mantenham-se muito longe da utilização de passwords como a que está na imagem acima.
Desconfiem de ofertas muito generosas
Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar destes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderão sempre utilizar o Google para procurarem pela opinião de outros utilizadores.
Certifiquem-se que estão seguros
Quando estiverem a fazer uma encomenda num site verifiquem que está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de https ou shttp ao invés de apenas http. É mais fácil fazer estas verificações num PC, do que num browser que esteja a ser executado num tablet ou num smartphone. Ao utilizar SSL as ligações são encriptadas entre o seu computador e o site de destino de modo a que as informações não possam ser interceptadas por terceiros.
Pensem antes de agir
Observem com atenção ofertas de última hora que chegam de forma não solicitada ao vosso correio electrónico. Se acharem que a oferta é realmente verdadeira, abram o browser e escrevam o nome do site manualmente ao invés de darem um clique no e-mail.
Atenção aos hotspots públicos
Não confiem em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverão utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais.
É que através de uma rede WiFi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.
Utilizem o cartão de crédito ou para segurança acrescida o MBWay
Se forem vítimas de um esquema e quiserem recuperar o vosso dinheiro terão mais sorte do que se utilizarem um cartão de débito.
Em paralelo, utilizarem cartões de crédito virtuais como os que podem ser gerados pelo MBWay ou utilizarem o PayPal representa sempre uma segurança ainda mais acrescida.
Pedem-lhe muitas informações? Cuidado!
Algum malware tem a capacidade de adicionar questões a formulários que utiliza on-line, por isso, se um site de compras pedir demasiadas informações relativas à sua compra, abandone de imediato a operação.
Atenção aos questionários que prometem dinheiro
Existem muitos sites legítimos com questionários de satisfação, mas quando surge uma janela que promete muito dinheiro, ou prémios, por responder a inquéritos tão simples como “Utiliza a Internet”? fechem de imediato. Mais do que isso, nunca introduzam o vosso número de telemóvel nestes questionários. A maioria destes inquéritos apenas procura o vosso número para passarem a enviar mensagens de adesão a determinados serviços. Se confirmarem esta adesão no vosso smartphone podem começar a pagar 4 euros por semana assim do nada.
Bloqueiem os vossos dispositivos
Protejam por palavra-passe o vosso portátil, tablet e smartphone para que no caso de o perderem, estranhos não tenham acesso aos vossos dados e não possam efetuar transações bancárias em vosso nome. Qualquer um estes dispositivos tem um menu que permite activar as opções de segurança. Escolham uma palavra-chave que não tenha tendência a esquecer, mas evite combinações simplistas como 123456 ou abcd.
Criem Cópias de Segurança dos vossos dados
Caso nestas férias de Natal surja o problema de perderem o vosso computador ou do disco rígido se avariar, a situação pode ser menos grave se tiverem uma cópia de segurança dos vossos dados.
Lembrem-se de fazer uma sincronização com o computador, pelo menos a cada dois dias (idealmente um dia) para que nada se perca. É que se ocorrer algum problema poderão rapidamente recuperar tudo o que necessitam para voltar às compras.