O facto das lojas terem vários produtos em exposição está a ocultar um grave problema que se está a passar a nível mundial ao nível da tecnologia. Simplesmente não há componentes e como tal não há dispositivos suficientes para satisfazer as necessidades de mercado. É verdade que isto tem passado despercebido pelo facto das lojas terem vários produtos à vista. No entanto, se os quisermos comprar vamos ter um problema sério. É que neste Natal de 2021 as lojas têm o stock de tecnologia vazio.
Natal 2021: lojas com o stock de tecnologia vazio e nada a fazer!
Numa visita a alguns centros comerciais fui a lojas de operadores e a grandes espaços de tecnologia e a falta de stock é realmente gritante. Claro que a culpa não é das lojas mas sim da crise que se instalou a nível mundial. Não há mesmo componentes e os espaços comerciais fazem de tudo para obterem dispositivos.
Experimentem perguntar por iPads de oitava geração ou por qualquer outro iPad que não seja o novo Pro. Dificilmente vão encontrar. De facto, só deverá haver stock eventualmente em Fevereiro. O mesmo se passa com os iPhones, embora vão aparecendo alguns Pro Max.
Mas até os operadores se estão a ressentir disto. Numa visita à loja de um operador no Colombo foi-me explicado que neste momento está a ser muito difícil conseguir-se equipamentos topo-de-gama e mesmo que se consiga encomendar vai levar muitas semanas até recebermos o dispositivo.
O que mais existe são equipamentos de gama baixa ou gama média. Desses não parece existir muita escassez. No entanto, quando se passa para a gama-alta as coisas tornam-se mesmo muito complicadas. Mas isto não é de agora. Já em Outubro se falava de um Natal sem smartphones. O problema é que não são apenas os dispositivos móveis.
Muitos fabricantes em várias áreas estão a receber menos do que três quartos das encomendas! Não só as empresas estão a receber menos chipsets como já há outros componentes a faltar.
Quanto é que este problema estará resolvido?
De acordo com a Canalys esta situação não se vai resolver muito depressa. Assim em 2022 vão continuar a existir problemas. Eventualmente as coisas só poderão melhorar no final do próximo ano. É sem dúvida uma grande dor de cabeça para fabricantes, mas também para os consumidores que quiserem comprar um novo smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!