Nasceram os óculos inteligentes que detetam o COVID-19

Os governos e as empresas de tecnologia têm vindo a trabalhar, muitas vezes em conjunto, para proteger ainda mais as pessoas da pandemia de coronavírus. Recentemente, a Google e a Apple juntaram-se para desenvolver uma aplicação de acompanhamento de contactos sociais que pode ajudar as pessoas a saber se entraram em contato com alguém que tem o vírus. Agora, o site TechCrunch relata que as entidades americanas, em breve, poderão ter acesso a óculos inteligentes para ajudar na geração de imagens térmicas e assim detetar indícios de COVID-19.

Nasceram os óculos inteligentes que detetam o COVID-19

A empresa chinesa Rokid criou óculos com um sensor infravermelho que pode detectar a temperatura de até 200 pessoas. Além disso, o dispositivo está equipado com um processador Qualcomm, uma câmara de 12 megapixéis e disponibiliza funcionalidades de Realidade Aumentada. Os óculos podem ser controlados por comandos de voz e gravar fotos e vídeos ao vivo.

óculos COVID-19

Esta empresa pretende disponibilizar este equipamento para empresas, hospitais e forças policiais, que necessitam de formas de diagnóstico do COVID-19. Os óculos, chamados T1 Thermal Smart Glasses, ligam-se via USB e podem ser sincronizados com outras plataformas. A empresa afirmou ainda não recolhe informações diretamente a partir dos óculos T1.

óculos COVID-19

De facto este tipo de óculos representam uma grande mais valia por dois motivos. As grandes estações de digitalização térmica, como as que existem em alguns aeroportos, não são facilmente portáteis, enquanto os dispositivos portáteis com imagens térmicas por infravermelhos necessitam de estar muito próximos das pessoas para fornecer informações e podem representar riscos. Com estes óculos não. Quem os está a usar só tem de olhar para um grupo de pessoas e consegue logo perceber se há um indício de alguém estar afetado.

Claro que como em tudo, poderão haver alguns falsos positivos. É possível termos febre por outro motivo qualquer. Ainda assim já ajudam a dar uma boa pista.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também