NASA descobre meteorito no fundo do oceano

Há quatro dias os cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica uniram-se à NASA na esperança de encontrar os restos de um meteorito que caiu no oceano em março. A NASA tinha uma boa ideia acerca de onde a rocha espacial impactou o oceano, mas encontrar qualquer detrito não é uma tarefa nada fácil. Agora parece que a expedição valeu a pena.

A equipa passou sete horas a explorar o fundo do mar na área em que se acredita ter sido o ponto de impacto do meteorito. Para o efeito foram utilizados diversos veículos robóticos para analisar o solo oceânico em busca de sinais da rocha especial. Posteriormente reuniram diversos material e utilizaram imãs poderosos para apanharem o que esperavam que fossem restos do meteorito metálico.

No entanto, determinar conclusivamente se uma parte do material era uma sobra de rocha espacial não é nada fácil. É que apesar dos feeds de vídeo de alta resolução do leito oceânico é impossível dizer exatamente o que qualquer uma das rochas era antes de as trazerem de volta à superfície.

Quando as amostras saíram fora da água, a tarefa complicada de as peneirar começou. Marc Fries, da NASA, examinou as várias pedras que foram reunidas e identificou pequenos pedaços de rocha que parecem ser o que procurava.

As rochas são minúsculas, mas incluem características associadas a um meteorito que sobreviveu à entrada na nossa atmosfera. A brilhante “crosta de fusão” que parece lisa na sua superfície sugere que ela suportou a incrível fricção da atmosfera da Terra antes de eventualmente mergulhar no oceano.

Se as rochas forem, de facto, extraterrestres, será uma grande conquista para a equipa de expedição e uma grande vitória para a ciência.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Vai poder ter os jogos mais vendidos da Ubisoft a preços brutais!

Quando se fala em jogos com desconto, rapidamente tentamos procurar pelos melhores a nível de conteúdo, mas também pelos mais baratos. De forma a...

Loja Portuguesa fez ‘leak’ aos preços da nova AMD Radeon RX 6600

Portugal também tem alguma expressão no mundo dos 'leaks'! Afinal de contas, já conhecemos os preços das novas placas gráficas de gama média-baixa da...

WhatsApp vai começar a devolver dinheiro aos utilizadores!

Já passou algum tempo desde que o WhatsApp passou a disponibilizar o serviço de pagamentos, apesar de ainda não estar cá. De facto, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!