Não temos correção de erros na RAM para PC… A culpa é da Intel!

Sabe quem é Linus Torvalds? É uma das personalidades mais importantes do mundo dos PCs, sendo também um dos criadores do Sistema Operativo Linux. Mas mais importante que tudo isto, é uma figura que não tem qualquer vergonha na partilha das suas opiniões, por vezes rasgando gigantes da indústria sem dó nem piedade.

Dito tudo isto, depois de alguns meses bastante calmo, eis que Linus Torvalds veio a público falar de uma frustração pessoal… O facto de não existir RAM ECC (Error Correcting Checksum) no mundo dos PCs Desktop e Portáteis para consumidores.



Não temos correção de erros na RAM para PC… A culpa é da Intel!

RAM ECC

Portanto, esta foi a afirmação de Linus, ora leia:

“A política enganosa e sem qualquer sentido que “os consumidores não precisam de memória ECC”, fez com que o mercado simplesmente deixasse de existir.” Os argumentos contra a memória ECC sempre foram horríveis. Mas foram capazes de atrasar toda a indústria. Agora, até as fabricantes andam a testar ECC internamente, porque chegaram a conclusão que vão mesmo ter de o fazer.”

O que é memória RAM ECC?

Se por acaso não sabe do que estamos a falar, é completamente normal! Visto que este tipo de RAM é muito mais usado para servidores. Ou máquinas focadas em workloads. No entanto, para perceber a tecnologia, a memória RAM ECC tem um ‘bocadinho’ de memória extra para deteção e correção de erros nos dados.

Ou seja, nas implementações mais modernas, isto significa que por todos os dados de 64-bit, existem 8 bits de verificação. Um único erro bit, um 0 que devia ser 1, ou vice-versa, pode ser detetado e corrigido automaticamente. Além disto, dois bits errados podem ser detetados mas não corrigidos, e três bits podem ser detetados mas a sua correção não é garantida.

Dito tudo isto, este tipo de erros fazem a diferença, visto que no arsenal de servidores da Google, 32% das máquinas têm pelo menos um erro deste tipo ano. Mas como estão todos equipados com memória ECC… As máquinas continuam a trabalhar sem qualquer problemas, porque a maioria das vezes, é apenas um bit errado.

Pois bem, no mundo dos PCs para consumidores, estes erros têm uma probabilidade 40x maior de acontecer. O que por sua vez causa instabilidade, ou até corrupção da informação.

Linus Torvalds culpa a gigante Intel!

Segundo Linus, apesar das fabricantes dizerem que é tudo devido à economia e à necessidade de produzir componentes ‘low-power’, a figura afirma que isto é tudo mentira, e que a culpa é da Intel. Mais concretamente, à estratégia de segmentação de mercado da gigante dos processadores.

Tudo para que a gigante azul dos microprocessadores seja capaz de manter o seu monopólio do mundo dos servidores. O que não faz muito sentido, visto que mesmo sem ser algo produzido em massa, é apenas 20% mais cara que a RAM tradicional.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub