Atenção! Não instale esta app Android mesmo que lhe peçam!

Os utilizadores mal intencionados experimentam de tudo para nos fazerem cair nos mais variados esquemas. A propósito disto há uma nova ameaça a circular na Internet que pelas suas características não deveria fazer vítimas mas o problema é que está a fazer e muitas. De facto trata-se de uma app Android que não pode mesmo instalar no seu smartphone, mesmo que o seu melhor amigo lhe peça e acredite que ele vai mesmo pedir. Isto porque é assim que funciona a ameaça.

Atenção! Não instale esta app Android mesmo que lhe peçam!

Esta ameaça está relacionada com o perigoso FluBot. Estamos nós na nossa vida quando recebemos uma mensagem de um amigo ou de um familiar a pedir-nos para instalarmos um leitor para vermos uma coisa muito engraçada. Ainda por cima um leitor de Flash, um sistema que atualmente já foi descontinuado. A questão é que vem de alguém de confiança e como tal acabamos por cair no esquema.

Assim que estivermos instalado a app falsa e sem nos apercebermos vamos enviar também nós uma mensagem a amigos e família a pedirmos o mesmo.

É que a infecção consegue aceder à nossa lista de contactos e enviar mensagens de texto sem qualquer dificuldade.

Neste momento é utilizado como mote o leitor de Flash. No entanto estas coisas mudam rapidamente. Assim, mais tarde, poderá ser outra app falsa qualquer.

O melhor conselho que lhe podemos dar é não instalar APK’s, ou seja, os ficheiros de instalação de aplicações que surjam como sugestão enviada por amigos. Se até na loja da Google conseguem entrar ameaças, fora dela as coisas são muito piores.

Entretanto e se receber uma mensagem do género deve avisar a pessoa que enviou. Assim ela vai saber que está infetada.

Carregou no link que vem na SMS? Calma

Se carregou no link que vem na mensagem de texto mas não descarregou qualquer app a boa notícia é que não está em risco. O Flubot só é ativado assim que descarrega a app ligada ao link no pop-up. O link na SMS só o leva para a janela que tenta convencer a descarregar a aplicação perigosa. Seja como for as agências de segurança recomendam que altere as suas palavras-passe, mesmo que tenha carregado apenas na SMS e seguido o link sem instalar nada.

instale app android

Se por algum motivo deu um clique na ligação e descarregou a aplicação maliciosa, pode fazer um restauro de fábrica completo ao seu smartphone ou restaurar tudo a partir de um backup não infectado.

Depois convém que faça algumas coisas. Por exemplo, certifique-se de mudar as passwords de todas as contas que tinha ligadas no seu smartphone. Todas as redes sociais, apps que o requerem, tudo. Veja também os extratos do cartão de crédito para perceber se houve algum movimento suspeito.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.