Não há chips… Chegou a vez dos smartphones sofrerem!

Já não é novidade para ninguém que o mundo dos semicondutores está completamente virado do avesso devido à explosão na procura de aparelhos eletrónicos, que claro está, fez com que as linhas de produção ficassem completamente saturadas.

Um problema que teve um efeito nefasto na produção de processadores, placas gráficas, consolas, e até fez com que várias marcas automóvel se vissem obrigadas a parar a produção de veículos.

Pois bem, parece que chegou a hora do mundo dos smartphones também sofrer um bocadinho com a situação…



Não há chips… Chegou a vez dos smartphones sofrerem!

chips smartphones

Portanto, apesar da autêntica confusão em que está o mundo dos computadores e consolas, com stocks extremamente reduzidos… A verdade é que o mercado de smartphones parece estar mais ou menos ‘normal’! Visto que não temos tido quaisquer notícias de constrangimentos na produção e os lançamento até têm acontecido ao ritmo esperado.

No entanto, segundo novos relatos, a Qualcomm já está com alguma dificuldade em responder a toda a procura. Onde claro está, temos de incluir o chip topo de gama que dá vida à grande maioria dos flagships Android de 2021, o Snapdragon 888.

Afinal de contas, segundo a Reuters, até a Samsung já está a experienciar uma nova escassez de stock de SoCs Qualcomm, o que por sua vez começou a afetar a produção dos aparelhos de gama baixa e média. Com a gama Galaxy S21 também a sofrer um pouco, mas menos, devido ao volume mais reduzido de produção. (E claro, o facto de a Samsung também vender versões destes aparelhos com chipset Exynos.)

Além da Samsung, o vice-presidente da Xiaomi também já veio a público dizer que não é uma “Simples escassez de componentes, é uma escassez extrema”.

Entretanto, como nem tudo pode ser mau, o CEO da Qualcomm acredita que as coisas irão melhorar na segunda metade do ano, quando as fabs se adaptarem à nova realidade. (Contudo, existem vários especialistas a afirmar que 2022 também irá ser um pouco complicado.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também