nano11: já pode ter um Windows 11 com metade do espaço!

No final do mês passado, a Microsoft lançou os requisitos de sistema oficiais para o Windows 11 2024 LTSC que, curiosamente, tem requisitos opcionais para TPM 2.0 e Secure Boot, algo que é obrigatório para as edições Home e Pro. Mas o que importa aqui destacar é que já pode deitar a mão a um Windows 11 com metade do espaço graças ao nano11.

nano11: já pode ter um Windows 11 com metade do espaço!

Por falar em Home e Pro, a Microsoft está atualmente ocupada a garantir os requisitos mínimos de sistema para a próxima versão 24H2 do Windows 11, de modo a que sejam devidamente certificados como elegíveis ou não. O mesmo está a acontecer com o Server 2025. Não se espera que muita coisa mude, no entanto, CPUs muito antigas não serão mais capazes de contornar os requisitos.

Independentemente disso, os processadores de entrada de gama podem continuar a ter dificuldades, mesmo que sejam oficialmente elegíveis. Os proprietários de PCs mais antigos procuram frequentemente variantes mais leves do Windows ou mudam para o Linux. Foi a propósito disso que nasceu o nano11, baseado no Enterprise 24H2.

windows 11 espaço

Se pretender instalar esta versão então saiba que vai encontrar um tamanho reduzido para metade. Isto comparação com quando instala a versão oficial do Windows 11 da Microsoft. Também remove o Edge e grande parte da pasta WinSxS. Saiba que o WinSxS ou Windows Side by Side armazena essencialmente várias versões de ficheiros de sistema para garantir a compatibilidade e a estabilidade do sistema operativo durante as atualizações ou outros serviços.

No entanto, a desvantagem do nano11 é que também remove o Windows Defender. Assim os utilizadores terão de proceder com cautela e talvez seja melhor evitá-lo em sistemas que tenham dados valiosos.

O nano11 é semelhante a outros utilitários como o tiny11 e o AtlasOS, entre outros, que também prometem uma versão mais leve e rápida do Windows, com algumas ressalvas.

Pode descarregar esta versão aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados