O que não falta no mercado são ratos. Alguns com maior sensibilidade, outros mais leves, ou com outas características interessantes, mas que acabam por não revolucionar nada. Ou seja, poucos são aqueles que são capazes de se diferenciar do resto.
Pois bem, a Logitech voltou a fazer das suas com o seu novo MX Master 4.
Caso não saiba, esta é a gama mais icónica do mundo da produtividade, e como seria de esperar, esta nova versão não fez por menos.
MX Master 4: O melhor rato do mercado está de volta… e agora vibra!
Portanto, estamos a falar de uma atualização que não se limita a números ou luzinhas. Isto porque, além das melhorias normais entre gerações, o Logitech MX Master 4 traz consigo uma novidade que pode mesmo vir a mudar o jogo, e eu assumo que vá ser “imitada” num futuro muito próximo.
Estamos a falar afinal de um rato que vibra. Vá… Vibrar é um exagero porque isto não é um comando da PlayStation. O MX Master 4 traz consigo Haptic Feedback, o que melhora imenso a imersão quando está focadíssimo a trabalhar à frente de um monitor.
Feedback háptico!
A grande novidade é a integração de um motor de feedback tátil personalizável. Ou seja, em alguns atos, vai sentir uma subtil vibração quase como se fosse um “Missão Cumprida”.
Ao fazer scroll numa timeline de vídeo, navegar em folhas de cálculo ou selecionar elementos no Photoshop, vais sentir vibrações subtis e precisas que dão uma nova dimensão ao controlo do rato no seu computador.
Ou seja, a Logitech quer transformar o rato não só numa ferramenta de trabalho, mas também numa extensão física da tua interação com o computador. O que muito curiosamente pode ser estendido até ao infinito, visto que a Logitech deixou a funcionalidade aberta a developers.
Por isso, até em jogos vai ser possível tirar partido da funcionalidade.
Actions Ring: atalhos sempre à mão
Entretanto, como nem só de vibração se faz um rato, temos o novo Actions Ring, disponível no software Logi Options+. Que basicamente projeta uma sobreposição no ecrã que te dá acesso imediato a atalhos personalizados para cada aplicação.
A marca afirma que esta funcionalidade pode reduzir até 63% dos movimentos repetitivos, poupando tempo e esforço ao longo do dia.
O que já era bom ficou ainda melhor
A Logitech manteve os elementos que fizeram do MX Master um clássico:
- Roda MagSpeed, capaz de percorrer 1000 linhas por segundo.
- Sensor de 8000 DPI, que funciona em qualquer superfície, até vidro.
- Cliques silenciosos, ideais para ambientes de trabalho.
A autonomia continua a ser de 70 dias por carga, com carregamento rápido via USB-C (3 horas de uso em apenas 1 minuto de carga). A bateria é maior para compensar o novo motor háptico.
Por isso, se usar o motor, vai ter a mesma autonomia. Se não quiser usar nada, vai ganhar mais uns quantos dias.
Mais ligações, mais versatilidade
O MX Master 4 pode ligar-se a até 3 dispositivos em simultâneo, com transição instantânea entre eles. Para quem ainda prefere dongle, o conector passa agora de USB-A para USB-C.
Preço e disponibilidade
O Logitech MX Master 4 chega ao mercado por 129.99 €, em cores como Graphite e Pale Grey. Como bónus, inclui 1 mês gratuito do Adobe Creative Cloud. Já o modelo anterior, MX Master 3S, continua a ser uma excelente compra e pode ser encontrado a 79.99 €.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!