A linha Xperia ainda está bem presente na cabeça dos utilizadores. Especialmente os primeiros smartphones. Lembro-me do meu cunhado, fã confesso da Sony, não os largar por nada. Então no áudio, eram um verdadeiro assombro. No entanto, ao longo dos últimos anos, o impacto da marca diminuiu (e até ele trocou de marca). No entanto a Sony quer mudar isto no MWC e trazer de volta os verdadeiros fãs da marca, ao mesmo tempo que conquista outros mais habituados a novas marcas. O game-changer pode ser o novíssimo Xperia 1.

O Xperia 1 aposta numa  elevada proporção e promete conquistar o mercado

Logo à partida, o Xperia 1 é o primeiro smartphone 4K OLED HDR do mundo!

O 4K não é de todo algo estranho para a Sony. A gama XZ Premium já teve ecrãs 4K. No entanto, todos eles eram LCD. O do Xperia 1 é um painel 4K OLED HDR. Para além disso, este ecrã não tem a proporção normal de 16:9 ou 18:9 ou mesmo 19,5:9. Ao invés disso, esta empresa quis obter um formato muito alto de 21:9.  Isto torna o Xperia 1 bastante único ao nível do design. De facto, é significativamente mais alto e mais fino do que os smartphones existentes no mercado. O painel suporta cores de 10 bits.

De facto foi uma boa jogada!

Em primeiro, porque conseguimos ver mais conteúdos no ecrã durante a leitura ou navegação. Para além disso também facilita a realização de múltiplas tarefas. Também deve ser interessante vermos filmes num ecrã de 21:9, desde que eles estejam neste formato.

No entanto, também há algumas desvantagens. Por exemplo, se tiver mãos pequenas, não vai ser fácil navegar com apenas uma mão. É verdade que a Sony tem um modo especial pensado para estes casos. Ainda assim, continua a não ser muito fácil.

Neste momento ainda não existem muitos conteúdos com a proporção de 21:9.

No entanto, a Sonyd diz que está a trabalhar com fabricantes de jogos como Fortnite e Asphalt Racing para que eles sejam adaptados para este formato.

Entretanto também não cabe muito facilmente no bolso.

Temos um ecrã de 6.5 polegadas, mas temos também molduras algo grossas. Assim, deve ter pelo menos uns bolsos largos.

O Xperia 1 aposta em especificações de topo

Ao nível das especificações, temos o novo processador Snapdragon 855 com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A isto junta-se um sensor de impressões digitais na parte lateral. Ao nível da bateria temos uma com 3300 mAh. Não é muito considerando a dimensão do ecrã.

A configuração de câmara

A configuração da câmara está de acordo com os standards atuais – três sensores de 12MP. Dois têm estabilização ótica de imagem. Deverá ter resultados muito interessantes nas fotografias tiradas à noite e inclui um disparo contínuo de 10fps.

A nova aposta da Sony deve chegar ao mercado no final da primavera. O preço não foi revelado. Ainda assim, sabe-se que terá as cores roxo, cinza e branco.

Para além do Xperia 1, a Sony apresentou também dois outros modelos no MWC 2019. São eles o Xperia 10 e o Xperia 10 Plus. Ambos têm ecrãs LCD.

Em suma, temos um equipamento que aposta em elementos diferenciadores e que parece muito bem equilibrado.

A escolha do processador foi excelente, assim como as câmaras e o ecrã. No entanto, a proporção de 21:9 pode levar algum tempo até conquistar os consumidores. O que gostávamos de ver era uma bateria maior. É que 3300 mAh com este ecrã pode não ser muito.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.