Caso não saiba, Timbaland tem uma nova aposta: um projeto de música pop com inteligência artificial chamado TaTa.
Mas aqui não estamos a falar de uma assistente virtual, nem em uma voz gerada para anúncios publicitários. É, segundo o próprio, uma artista autónoma, que “vive e aprende”, sendo criada com a ajuda da plataforma Suno.
Sim, é mesmo para lançar álbuns e entrar no jogo a sério com um novo género chamado A-Pop.
Mas antes que aches isto uma revolução criativa, convém parar para pensar. Porque uma coisa é certa: a música feita por IA pode ser rápida, barata e até competente. Mas consegue tocar-te? Consegue partir-te o coração ou pôr-te a gritar o refrão no meio do trânsito? Duvido muito.
IA não erra… mas também não arrisca?
Gerar músicas de qualidade pode parecer ouro para um produtor. Aliás, estas ferramentas podem mesmo vir a mudar o mundo da música. Mas, a música sempre esteve muito longe de estar preocupada com eficiência. É sentimento, é vivência… É alma. Aliás, a maior parte dos grandes álbuns nasceu de tentativas falhadas, de frustrações e de sentimentos intensos. E disso, como deve imaginar, a IA não percebe nada.
É que a IA não sabe o que está a dizer. Pode gerar letras com rimas certas, mas não tem intenção. Não viveu, não chorou, não amou. É como seguir uma receita de um bolo que a nossa avó fazia, e esperar criar um prato com sabor da nossa infância.
Não é a mesma coisa.
Não estou a dizer que a IA não tenha lugar na música.
Tem. Pode ajudar quem não tem meios a transformar uma ideia num tema. Pode ser uma ferramenta de criação, um parceiro no processo. Mas quando começa a substituir o artista… algo se perde. Perde-se a ligação. A surpresa. O momento em que a voz falha e mesmo assim soa perfeita.
Mas, o sucesso deste tipo de música vai sempre depender de quem a ouve. Como sempre.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!