A música é muitas vezes associada à alma. Porque é um meio onde o artista é capaz de passar parte da sua vivência para a audiência. Onde podemos sentir o amor, a mágoa, etc… Por isso, acaba por ser estranho perceber que existem várias músicas feitas completamente por IA a fazer sucesso em várias plataformas.
Sim, completamente… Estamos a falar das letras, das vozes, e até dos instrumentos. A IA está tão avançada neste campo, que é capaz de criar músicas que parecem de facto reais, muitas delas com uma qualidade quase absurda. Sendo exatamente por isso que o sucesso é quase imediato.
As músicas são bem feitas, estão alinhadas com o algoritmo, e com os gostos do público alvo.
Este e um tema complexo, porque apesar dos cada vez mais numerosos fãs, estas músicas acabam quase sempre removidas do Spotify, Apple Music, YouTube Music, etc…
Música criada por IA está a fazer sucesso. Mas… Há um problema!
Eu sou uma pessoa muito pragmática nestas coisas. Ou seja, se gosto do produto final, não quero saber de onde veio, ou de como foi feito. Sempre fui completamente contra o cancelamento de artistas por escândalos que vieram a público. Isto porque, não vou deixar de ouvir música de que gosto, por erros da pessoa que a criou.
Na minha cabeça, sou fã da música, e não da pessoa. O que acontece fora da minha Playlist, não me interessa.
Por isso, no campo da IA, penso da mesma maneira. Se a música é boa, e eu gosto de a ouvir. Qual é o problema? Qual é a necessicade de ser removida da Internet?
Ok, eu entendo que, se a música é bem feita, e rapidamente fica alinhada com os algoritmos que estão responsáveis pela distribuição pelo público alvo, acaba por ser injusto para as pessoas reais que fazem das tripas coração para ter sucesso. Mas… Não é isso que está em causa. Se a qualidade está lá, e o público gosta, mesmo que seja IA… É assim tão errado?
Por alma de quem é que encontro uma música, vou tentar adicioná-la, e… Descubro que não passou nas regras. Como tal, acabou removida do Spotify! Isto porque tem elementos feitos por IA. Se eu quero ouvir aquela música, quem é o Spotify para decidir por mim?
Bem… Qual é a sua opinião sobre este assunto? Partilha-a connosco na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!