A luta contra a IPTV pirata está a subir de nível… e desta vez é a própria FIFA a entrar em campo com uma estratégia diferente, e aparentemente muito interessante para os fãs do desporto rei. Ou seja, com o Mundial de 2026 a aproximar-se, um dos eventos mais vistos do planeta, o objetivo é simples! Reduzir o número de pessoas que recorrem a serviços ilegais para ver os jogos.
A nova estratégia: dar um “cheirinho” grátis!
Isto é muito similar ao que já aconteceu com a DAZN no mundial de clubes. Mas, a grande novidade é uma parceria com o YouTube, e claro, não vamos ter acesso à totalidade dos jogos.
Como vai funcionar? Simples, a FIFA quer ransmitir gratuitamente os primeiros 10 minutos de todos os jogos, além de alguns encontros completos selecionados e conteúdos exclusivos no canal oficial da FIFA.
Sim, leste bem. Jogos grátis. Ou pelo menos… uma parte deles.
Mas chega para combater a pirataria?
Como é óbvio. Não. Mas é também aqui que a coisa começa a ficar interessante. A realidade é que quem recorre a IPTV pirata quer ver tudo. Todos os jogos, sem exceções, sem pagar subscrições e sem limitações.
Dar 10 minutos grátis pode ajudar? Pode. Mas é pouco. Especialmente quando existem alternativas baratas e fáceis de aceder a oferecer o produto completo.
Aliás, isto levanta uma questão importante. Será que o problema é mesmo a pirataria… ou o modelo de distribuição atual?
Ver tudo continua a ser caro (e complicado)
Tal como acontece com a Liga dos Campeões ou campeonatos nacionais, ver todos os jogos do Mundial continua a exigir múltiplos serviços. Dependendo do país, alguns jogos passam em canais abertos, outros ficam presos em plataformas pagas como DAZN, operadoras ou serviços premium.
Ou seja, o utilizador comum continua a ter de saltar entre plataformas… e a pagar por isso. E enquanto isso acontecer, a IPTV pirata vai continuar a existir. Simples.
No final do dia, isto muda alguma coisa?
A jogada da FIFA é inteligente. Dá visibilidade, aproxima os fãs e mostra que há uma tentativa de adaptação.
Mas sejamos honestos.
Isto não resolve nada. Enquanto for mais fácil, mais barato e mais completo ver tudo através de IPTV ilegal, vai continuar a haver procura. E como é lucrativo, vai haver sempre muita oferta.








