Multibanco: podem tirar dinheiro do seu cartão sem se aperceber!

A tecnologia tem coisas fantásticas que facilitam e muito a nossa vida. No entanto, nada é perfeito. Dito isto, aquilo que vem para facilitar também pode chegar para complicar. Ora é exatamente isso que se passa com a tecnologia contacless. Se não está familiarizado com esta palavra é na prática quando utiliza o seu cartão multibanco para pagamentos, encostando-o apenas ao terminal, sem necessidade de introduzir qualquer PIN. É muito cómodo mas também pode ser perigoso. Especialmente com a tendência que se tem feito sentir nas últimas semanas aproveitando a chegada do Verão, a quantidade de pessoas que andam nas ruas e a possibilidade de se passar mais despercebido com um crime cada vez mais popular. Ou seja, podem tirar dinheiro do seu cartão multibanco sem se aperceber.

Multibanco: podem tirar dinheiro do seu cartão sem se aperceber!

De facto, a tecnologia contactless facilitou muito. Mas imagine que alguém anda com um terminal ou um leitor escondido e o encosta à sua carteira sem se aperceber? Não é ficção científica, é mesmo realidade e está a acontecer. É verdade que o prejuízo pode não ser muito uma vez que não é possível tirar mais do que 50 Euros por dia. Isto porque esta tecnologia só permite compras até este valor, sem necessidade de introduzir PIN. Seja como for é um prejuízo significativo.

- Publicidade -

Numa altura em que já começaram os festivais de Verão é preciso mesmo muito cuidado. O mesmo com os concertos e transportes públicos. É nestes aglomerados em que é só encostar o terminal e já está.

Se perdermos o cartão multibanco ainda pior. Nesse caso podem fazer logo as despesas de baixo valor e estas compras sem ser necessário mais nada.

Como me proteger

Como este tipo de crime está a ficar cada vez mais nada moda têm surgido algumas formas de proteção. Existem carteiras que bloqueiam as ondas RFID e não é possível, deste modo, que o terminal comunique com o cartão.

Quem não quiser estar a comprar uma carteira para este efeito, existem também bolsas onde é possível guardar os cartões e que bloqueiam qualquer comunicação.

multibanco dinheiro cartão

Não utiliza esta tecnologia? Pode desativar!

Se não gosta desta tecnologia ou não a pretende utilizar saiba que a pode desativar. Em alguns casos é possível fazê-lo através do site do seu banco. Caso não seja possível terá de contactar a sua entidade bancária e pedir a desativação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.