Se pensas que o teu dinheiro está seguro apenas por evitares levantar numerário em locais isolados, convém estares atento. Recentemente, tem-se verificado um aumento preocupante de dispositivos de clonagem, conhecidos como skimmers, instalados diretamente nos terminais de pagamento dos supermercados. Esta técnica permite que os burlões roubem os dados do teu cartão de multibanco e o teu código PIN enquanto fazes as tuas compras habituais no supermercado.
Os ataques Multibanco no supermercado: como funciona esta nova ameaça?
Ao contrário do que acontecia antigamente, em que estes aparelhos eram volumosos e fáceis de detetar, os modelos de 2026 são extremamente finos e sofisticados. Frequentemente, os burlões instalam uma capa por cima do leitor de cartões original que é quase idêntica ao hardware legítimo. Além disso, muitos destes dispositivos incluem micro-câmaras ocultas para registar o momento em que digitas o teu código secreto.
Consequentemente, podes estar a entregar todos os teus dados bancários sem sequer desconfiares de que algo está errado com o terminal. Por esse motivo, a prevenção visual tornou-se a tua primeira linha de defesa.
Sinais de alerta no terminal de pagamento
Para não seres a próxima vítima, deves habituar-te a inspecionar o terminal antes de inserires o teu cartão de multibanco. Existem pormenores que, embora discretos, denunciam a presença de uma fraude.
Presta atenção aos seguintes pontos:
Peças mal encaixadas: Se o bocal do cartão parecer ligeiramente solto ou se tiver uma cor diferente do resto da máquina, desconfia.
Teclado “esponjoso”: Muitos burlões colocam um teclado falso por cima do original. Se sentires que as teclas estão mais altas ou que não clicam de forma natural, não coloques o teu PIN.
Resistência ao inserir o cartão: Se encontrares dificuldade em colocar o cartão na ranhura, pode haver um leitor extra escondido lá dentro.
Todavia, o sinal mais óbvio é muitas vezes o mais simples: se vires restos de cola, riscos estranhos ou peças de plástico que parecem adicionadas à pressa, interrompe a transação imediatamente.
A tecnologia como tua aliada
Nesse sentido, a forma mais segura de pagares as tuas compras hoje em dia é através da tecnologia contactless. Ao utilizares o pagamento por aproximação seja com o cartão físico ou através do teu smartphone e smartwatch os teus dados sensíveis nunca chegam a entrar em contacto direto com o leitor de banda magnética do terminal. Desta forma, anulas completamente a eficácia do skimmer.
Em suma, manter a tua conta bancária segura exige agora uma vigilância redobrada até nos momentos mais banais do dia. Portanto, da próxima vez que fores ao supermercado, dedica dois segundos a olhar para o terminal de multibanco. Esses segundos podem ser a diferença entre uma conta recheada e um saldo a zeros no final do mês.








