Multa de 2 milhões para a Apple pela falta de carregadores na caixa

Como deve saber, a Apple impressionou tudo e todos (de forma negativa) quando anunciou os seus mais recentes smartphones sem carregadores na caixa. A desculpa foi simples… Diminuir o número de carregadores inutilizados em casa dos consumidores, que claro, acabariam sempre por ir parar às lixeiras.

No entanto, como é óbvio, o mundo dos carregadores não funciona assim de forma tão simples!

Afinal de contas, hoje em dia, as tecnologias de carregamento rápido reinam! E claro, para ter acesso a estas tecnologias, precisa de ter um carregador que traga suporte a carregamento rápido. Curiosamente, a Apple só ofereceu um carregador rápido USB-C em 2019 com o iPhone 11 Pro, todos os outros lançamentos contaram com o muito simples carregador de 5W.

Dito tudo isto, algumas autoridades reguladores de mercado não acharam muita piada à brincadeira, nomeadamente no Brasil…



Multa de 2 milhões para a Apple pela falta de carregadores na caixa

multa Apple

Portanto, a agência de proteção do consumidor Procon-SP de São Paulo no Brasil, decidiu ir contra a estratégia da Apple! Como? Ao lançar uma multa de quase 2 milhões de Euros. Em suma, a agência não aceitou as justificações da Apple, aproveitando para promover um contra ataque contra a gigante Norte Americana.

Curiosamente, caso já não se lembre, a Apple anunciou na altura, que com a remoção do carregador e produção de caixas mais finas… As emissões de carbono relativas à produção do iPhone 12 iriam ser reduzidas em quase 2 milhões de toneladas!

Contudo, estudos recentes concluíram que isto era afinal ‘treta’. Ou seja, muito resumidamente… Esta jogada da Apple fez com que as margens de lucro aumentassem significativamente. (Por cada unidade vendida, a Apple conseguiu subtrair o custo do carregador)

Assim, se a Apple tivesse passada as poupanças para os consumidores, tudo bem. Mas não, a gigante Norte Americana jogou a cartada do ambiente, apenas e só para ganhar mais uns quantos euros.

Entretanto, a Apple pode contestar a multa em tribunal, sendo até provável que o faça. Visto que várias fabricantes estão a fazer exatamente o mesmo, com a mesma exata justificação.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também