Muitos anos depois começa o adeus às mensagens SMS!

Tudo tem o seu tempo. Já houve a loucura das SMS. Os pacotes que nos eram dados pelos operadores pareciam sempre insuficientes. No entanto, com a proliferação de diversos serviços, este tipo de mensagens são cada vez mais uma coisa do passado. Isto é algo que todos já sabíamos ou desconfiávamos. No entanto, a confirmação oficial chega da Alemanha. Quem tem um smartphone quer saber cada vez menos das mensagens SMS.

O motivo para o adeus às mensagens SMS é muito simples de descobrir! 

O motivo é normalmente o mesmo. Os muitos serviços de mensagens instantâneas (como o WhatsApp ou o Facebook Messenger, apenas para darmos alguns exemplos) dão-nos mais possibilidades ao nível da personalização de mensagens. Dito isto, as SMS passaram a ser uma opção secundária. Na maioria dos casos são utilizadas apenas para comunicações comerciais ou para falarmos com pessoas com quem não estamos muito à vontade.

mensagens SMS

Em 2018, os utilizadores de dispositivos móveis na Alemanha enviaram apenas 8,9 mil milhões de SMS, em comparação a 10,3 mil milhões no ano anterior. Regista-se assim uma nova baixa que, muito provavelmente, ainda será maior este ano.

Neste momento, o standard RCS, que já está disponível há vários anos, mas ainda pouco difundido, pode ser a única opção capaz de questionar o poder esmagador dos serviços de mensagens instantâneas.

A primeira SMS foi enviada há 26 anos. Estávamos em dezembro de 1992. Isto aconteceu na Vodafone graças a um engenheiro de 22 anos chamado Neil Papworth. Apesar dos telemóveis na época não terem a capacidade de escrita e envio de letras individuais do alfabeto, Neil Papworth, um engenheiro de teste de 22 anos do Sema Group (agora Airwide Solutions), enviou a primeira mensagem de texto a partir do seu computador pessoal. A mensagem dizia apenas: “Feliz Natal”

Nessa altura as SMS, ou serviço de mensagens curtas não ganhou muita popularidade. Em parte devido à natureza não invasiva das redes móveis e à dificuldade em digitar letras. Um ano depois, a Nokia introduziu a funcionalidade SMS nos seus dispositivos móveis, com um limite de 160 caracteres. Em 1999, e com o avanço da tecnologia de dispositivos móveis, as mensagens de texto começaram a ganhar popularidade.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!