Durante muito tempo, comprar um iPhone usado era algo caro, mas ainda assim um risco aceitável. Eram produtos que conseguiam reter o seu valor ao longo de vários anos, e apesar do facto de poderes apanhar uma bateria cansada, um ecrã trocado fora da Apple ou um histórico duvidoso, havia uma coisa que raramente estava em causa… Era um iPhone verdadeiro.
Em 2026, isso já não é garantido.
Muito cuidado a comprar iPhones usados!
Como podemos ver no vídeo em cima, o mercado mudou, e mudou rápido. A Apple continua a ser a marca que mais vende smartphones no mundo, e onde há dinheiro a sério, há sempre quem queira uma fatia.
O problema aqui é que os clones deixaram de ser óbvios, deixaram de ser mal feitos, e como tal deixaram de denunciar à primeira vista que algo está errado.
Hoje em dia há iPhones falsos que, para olhos menos atentos, parecem completamente legítimos. Vidro, metal, peso certo, botões no sítio certo, caixas quase indistinguíveis das originais. Ou seja, pegas neles e não soa a falso. Liga, mexes um bocado, e parece estar tudo normal.
Sim, podes ligar o aparelho e tudo parece normal. Tens mesmo de estar atento, e isso é meio caminho andado para deixar muito boa gente pelo caminho. É quer se queira, quer não, a grande maioria dos consumidores não percebe assim tanto da coisa, e por isso mesmo, estão em perigo de ser enganados.
Isto não apareceu do nada
Quem andou atento aos AirPods no OLX, Wallapop e Vinted, já devia ter percebido para onde isto ia. Há clones tão bem feitos que emparelham como originais, mostram animações no iPhone, têm números de série que passam no site da Apple e enganam até lojas de usados.
Aliás, há muita gente que anda com AirPods falsos no bolso e não faz a mínima ideia.
O salto lógico era chegar aos iPhone. E aí estão eles.
Isto só vai piorar
Este é o ponto que muita gente ainda não interiorizou.
Ou seja, os clones estão a melhorar todos os anos. Melhores materiais, melhores ecrãs, software cada vez mais convincente e truques mais refinados para enganar sistemas e utilizadores.
Comprar usado continua a fazer todo o sentido. Especialmente num mercado onde os preços do novo estão cada vez mais absurdos. Mas comprar usado em 2026 já não é só avaliar desgaste ou bateria. É confirmar, com calma e sem pressas, se aquilo que tens na mão é mesmo um iPhone.
Em suma, olhar sempre com olhos de ver. É meio mundo a tentar enganar outro meio.

