Os travões de disco são um dos sistemas de travagem mais comuns nos automóveis actuais, estando presentes em veículos com tração traseira, dianteira e integral. Quando carrega no pedal do travão no lugar do condutor, a pressão da linha de travão comprime uma pinça por cima do rotor da roda. Essa pinça é revestida com um par de pastilhas de travão, que são feitas de um material de alta fricção. Depois são pressionadas contra os lados do seu rotor, absorvendo a sua energia cinética e abrandando a sua rotação. Tudo isto resulta numa experiência de travagem suave de que necessita para uma condução segura. No entanto há uma altura em que tem mesmo de mudar as pastilhas de travão. Sabe quando?
Cuidado! É nesta altura que tem de mudar as pastilhas de travão!
Embora as pastilhas de travão sejam concebidas para absorver grandes quantidades de energia cinética e dispersá-la em segurança sob a forma de calor, isso não significa que sejam indestrutíveis. Ao longo da vida útil de um automóvel, especialmente se submeter regularmente o seu sistema de travagem a paragens súbitas e de alta intensidade, as pastilhas de travão podem começar a desgastar-se. Por isso, esteja atento aos sinais de aviso e substitua-as imediatamente, por sua conta ou na sua oficina local, mediante pagamento.
Luzes de aviso
Muitos carros modernos utilizam sistemas de sensores electrónicos para monitorizar a eficiência das pastilhas de travão. Isto é conseguido através de fios especiais que são ligados às pastilhas e detectam quando estas se aproximam do rotor. Por outras palavras, se a pastilha de travão estiver desgastada a um nível perigoso, os fios aproximam-se o suficiente do rotor para disparar um sinal de aviso.
Quando este aviso dispara, a luz de aviso é ativada no painel de instrumentos do seu automóvel. O aspeto exato da luz de aviso pode variar um pouco, dependendo da marca e do modelo. Quando vir esta luz no seu painel de instrumentos, significa que as pastilhas de travão estão oficialmente na zona de perigo e precisam de se substituir o mais rapidamente possível. Tenha em atenção que, se tiver um automóvel mais antigo, poderá não ter estas luzes de aviso dos travões. Se for esse o caso, poderá ter de prestar atenção a outros sinais de aviso.
Som de rangido ou muito agudo
O material com que são revestidas as pastilhas de travão foi concebido para absorver o máximo de energia cinética dos rotores sem os danificar. No entanto, uma vulgar placa de metal está por baixo desse material necessário para montar as pastilhas na pinça. À medida que as suas pastilhas de travão se desgastam, raspando o material de alta fricção, essas placas de metal podem começar a entrar em contacto com o rotor. Se alguma vez esteve numa serralharia, conhece os ruídos produzidos quando o metal se esmaga contra o metal.
Se ouvir um som caraterístico de rangido ou muito agudo sempre que aciona os travões do seu carro, esse é o som dos seus rotores a rangerem contra o suporte das pastilhas de travão. Este som não só é horrível, como também é um sinal de que o elemento de absorção de energia dos travões já está desgastado. O metal a moer contra o metal não pára o carro como deveria, e é um sinal revelador para substituir as pastilhas de travão.
Pedal de travão a vibrar
Enquanto as pastilhas de travão absorvem a energia dos rotores, não é suposto sentir nada para além de uma ligeira resistência no banco do condutor. Carrega-se no pedal do travão, abranda-se e não se sente mais nada. À medida que as pastilhas dos travões se desgastam e perdem o seu efeito, começará a sentir o metal a moer através do próprio pedal do travão.
Quando as pastilhas estão gastas, pode sentir uma sensação distinta de vibração sempre que coloca o pé no pedal do travão. Esta é a sensação do seu automóvel a tentar absorver e dissipar a energia cinética dos rotores. Sem calços de travão adequados para aguentar o impacto, essas vibrações estão a ser dispersas por todo o automóvel à medida que a energia tenta escapar e, por acaso, o pedal do travão e o seu pé são vias convenientes.
Eficiência de travagem reduzida
Se tentar acionar os travões do seu automóvel com pastilhas gastas, o que resta do seu material de alta fricção não será capaz de absorver totalmente a energia da rotação dos rotores. Como tal, embora seja tecnicamente possível que as pastilhas de travão gastas consigam parar o seu automóvel, isso demorará muito mais tempo e será muito mais duro para a suspensão.
Entretanto se carregar no pedal do travão e o carro demorar vários segundos ou mais a abrandar e a parar, acompanhado dos outros sinais de aviso que enumerámos, como ruídos de trepidação e de moagem, é um sinal seguro de que as pastilhas de travão estão nas últimas.
Desgaste ou danos visíveis
A menos que seja um mecânico profissional ou amador, provavelmente não presta muita atenção aos elementos do seu carro que não são imediatamente visíveis. No entanto, se estiver preocupado com o estado das suas pastilhas de travão, pode olhar mais de perto para as suas rodas para verificar se existem sinais visíveis de danos.
Enquanto o seu automóvel estiver estacionado e desligado, dê uma vista de olhos às suas rodas. Assim se olhar com atenção, deverá conseguir ver as pastilhas de travão no interior da roda através das aberturas das jantes. Possivelmente com uma lanterna se as jantes forem muito grossas. Um conjunto novo de calços de travão tem normalmente cerca de 12 milímetros de espessura, desgastando-se gradualmente com o uso. Se essas pastilhas forem visivelmente mais finas do que isso, isso significa que estão quase completamente gastas.
Entretanto agora já sabe quando é aconselhável mudar as pastilhas de travão.