MSI confirmou! Boards B450 e X470 com suporte aos novos Ryzen 4000

A AMD a modos que meteu a ‘pata na poça’ em Maio, ao anunciar que os novos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3 iriam ser compatíveis apenas com as mais recentes motherboards (B550 e X570), deixando para trás a tão prometida e badalada retro-compatibilidade do socket AM4. Algo que verdadeiramente foi ‘Hyped’ com uma das maiores vantagens do lado da AMD, permitindo aos utilizadores a troca do CPU anualmente, sem precisar de trocar de motherboard.

No entanto, depois dos fãs não gostarem muito do anúncio, a empresa decidiu voltar atrás! Ainda assim, apesar da AMD prometer dar tudo para descobrir uma solução para o ‘problema’, ficou óbvio que a decisão final da implementação da retro-compatibilidade ficaria sempre para as parceiras como a MSI, ASUS, Gigabyte, ASRock, etc… Mas já temos novidades neste campo.



MSI já confirmou! Board B450 e X470 com suporte aos novos Ryzen 4000

MSI

Pois bem, a MSI aproveitou a oportunidade para ser uma das primeiras a anunciar compatibilidade total aos novos processadores Ryzen 4000 (Zen 3) nas suas boards B450 e X470. No entanto, como já deve ter percebido, as velhas motherboards da série 300 ficarão para trás, por não cumprirem os requisitos mínimos para a implementação da retro-compatibilidade.

Aliás, nem todas as motherboards MSI B450 e X470 irão conseguir chegar à nova geração de processadores. A fabricante vai ter de fazer testes a todos os seus produtos, para posteriormente lançar uma atualização para a BIOS. Além disto, é esperado que a nova BIOS perca o suporte aos processadores Athlon e Ryzen de primeira geração. (Provavelmente para poupar espaço no chip EPROM)

Em suma, isto não é a retro-compatibilidade que muitos utilizadores desejariam, especialmente aqueles que compraram motherboards B350 ou X370 em 2017. Ainda assim, ter as motherboards lançadas em 2018, a ter suporte para os processadores que vão muito provavelmente ser lançados em 2021… É simplesmente brutal.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário