Criar uma drive de instalação do OS X 10.8 Mountain Lion

O OS X 10.8 Mountain Lion está disponível exclusivamente para download através da App Store da Apple, à semelhança do que aconteceu com o sistema operativo anterior, o Lion. Porém é possível criarmos uma pen drive ou disco de instalação (com arranque) deste sistema operativo, podendo o utilizador deste modo fazer uma instalação limpa.

Descarregar o OSX Mountain Lion e Extrair o ficheiro DMG

1. Aceda à loja da Apple e adquira aqui http://itunes.apple.com/pt/app/os-x-mountain-lion/id537386512?mt=12 o OSX Mountain Lion, fazendo posteriormente o download.

2. Vá até à pasta Aplicações (Applications) e clique com o botão direito do rato em (Install Mac OS X Mountain Lion.app). Depois seleccione a opção Mostrar Conteúdo do Pacote (Show Package Contents).

Abra a pasta (Contents) e posteriormente a (SharedSupport). Procure por um ficheiro chamado InstallESD.dmg.

4. Clique duas vezes no ficheiro InstallESD.dmg para que ele seja “montado” no ambiente de trabalho.

Criar a drive de instalação

5. Aceda ao Spotlight (a ferramenta de pesquisa da Apple localizada no canto superior direito) e escreva Utilitário de Disco (Disk Utility). Clique na Aplicação em questão.

6. Seleccione a pen drive do lado esquerdo e clique posteriormente no separador Erase. Em Format escolha Mac OS X Extended (Journaled) e posteriormente clique no botão Erase.

7. Agora seleccione a pen drive que formatou no lado esquerdo e vá ao separador Restore. Arraste a imagem previamente “montada” Mac OS X Install ESD para a secção Source. Arraste a partição formatada para o campo Destination. Posteriormente clique em Restore.

8. Confirme que tem conhecimento que a drive USB irá perder todos os dados e introduza a palavra-passe de administração quando tal lhe for solicitado.

O Utilitário de Disco, ou Disk Utility se tiver o seu sistema operativo em inglês, irá criar o dispositivo de arranque, processo este que poderá demorar entre 20 ou 30 minutos.

Quando o processo estiver finalizado e para fazer uma instalação de raíz, reinicie o seu mac e fique a carregar na tecla Option para ser apresentado o menu de arranque. Seleccione a pen drive que normalmente deverá aparecer a laranja com a designação “Mac OS X” e o instalador será iniciado.