Inicio Tutoriais Criar uma drive de instalação do OS X 10.8 Mountain Lion

Criar uma drive de instalação do OS X 10.8 Mountain Lion

O OS X 10.8 Mountain Lion está disponível exclusivamente para download através da App Store da Apple, à semelhança do que aconteceu com o sistema operativo anterior, o Lion. Porém é possível criarmos uma pen drive ou disco de instalação (com arranque) deste sistema operativo, podendo o utilizador deste modo fazer uma instalação limpa.

Descarregar o OSX Mountain Lion e Extrair o ficheiro DMG

1. Aceda à loja da Apple e adquira aqui http://itunes.apple.com/pt/app/os-x-mountain-lion/id537386512?mt=12 o OSX Mountain Lion, fazendo posteriormente o download.

2. Vá até à pasta Aplicações (Applications) e clique com o botão direito do rato em (Install Mac OS X Mountain Lion.app). Depois seleccione a opção Mostrar Conteúdo do Pacote (Show Package Contents).

Abra a pasta (Contents) e posteriormente a (SharedSupport). Procure por um ficheiro chamado InstallESD.dmg.

4. Clique duas vezes no ficheiro InstallESD.dmg para que ele seja “montado” no ambiente de trabalho.

Criar a drive de instalação

5. Aceda ao Spotlight (a ferramenta de pesquisa da Apple localizada no canto superior direito) e escreva Utilitário de Disco (Disk Utility). Clique na Aplicação em questão.

6. Seleccione a pen drive do lado esquerdo e clique posteriormente no separador Erase. Em Format escolha Mac OS X Extended (Journaled) e posteriormente clique no botão Erase.

7. Agora seleccione a pen drive que formatou no lado esquerdo e vá ao separador Restore. Arraste a imagem previamente “montada” Mac OS X Install ESD para a secção Source. Arraste a partição formatada para o campo Destination. Posteriormente clique em Restore.

8. Confirme que tem conhecimento que a drive USB irá perder todos os dados e introduza a palavra-passe de administração quando tal lhe for solicitado.

O Utilitário de Disco, ou Disk Utility se tiver o seu sistema operativo em inglês, irá criar o dispositivo de arranque, processo este que poderá demorar entre 20 ou 30 minutos.

Quando o processo estiver finalizado e para fazer uma instalação de raíz, reinicie o seu mac e fique a carregar na tecla Option para ser apresentado o menu de arranque. Seleccione a pen drive que normalmente deverá aparecer a laranja com a designação “Mac OS X” e o instalador será iniciado. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...

SmartThings Find: nunca mais vai perder nada da Samsung!

A Samsung lançou uma grande novidade chamada SmartThings Find. É um novo serviço que usa tecnologia de banda ultralarga (UWB) e Bluetooth de baixa...

Windows 10 recebe uma grande novidade para jogadores!

A primeira vez de que falámos desta novidade foi a 30 de setembro. Agora eis que deixou de ser um simples teste e chegou...