Atenção: é isto que faz o motor do seu carro sobreaquecer!

Os motores de combustão interna que equipam a maioria dos automóveis modernos geram enormes quantidades de calor durante o seu funcionamento. Embora seja normal que o motor do seu veículo fique bastante quente durante a condução, demasiado calor pode causar danos graves e dispendiosos no motor e nos componentes circundantes. Mas afinal de contas o que faz o motor do seu carro sobreaquecer?

Atenção: é isto que faz o motor do seu carro sobreaquecer!

Para além das avarias do sistema de arrefecimento, há outros problemas que podem provocar o sobreaquecimento do motor.

Pouco líquido de refrigeração

Uma das causas mais comuns de sobreaquecimento do motor é a falta de líquido de refrigeração. O líquido de refrigeração é uma combinação – normalmente uma mistura 50/50 – de água e anticongelante utilizada para absorver o excesso de calor e afastá-lo do motor. Também ajuda a evitar que o motor congele em temperaturas extremamente baixas. O líquido de arrefecimento é a força vital do sistema de arrefecimento do seu automóvel. O sistema inclui um radiador, uma bomba de água, um termóstato, mangueiras e canais de fluido através dos quais o líquido de refrigeração flui.

À medida que o líquido de refrigeração percorre o sistema, absorve o calor do motor. Quando o líquido de refrigeração regressa ao radiador, liberta esse calor e recomeça o ciclo. No entanto, se o nível do líquido de refrigeração descer demasiado, o sistema não conseguirá remover corretamente o excesso de calor, o que resultará num aumento da temperatura do motor e em potenciais danos.

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Muitos problemas podem causar um nível baixo de líquido de refrigeração, mas o culpado mais comum é uma fuga algures no sistema. As mangueiras de borracha através das quais o líquido de refrigeração circula podem degradar-se com o tempo, resultando em fissuras que provocam fugas. Os restantes componentes do sistema de arrefecimento são mais duradouros, mas não são imunes a danos ou desgaste ao longo do tempo. Se notar uma poça de líquido vermelho, cor de laranja, cor-de-rosa ou verde com um cheiro doce por baixo do seu veículo, poderá ter uma fuga de líquido de refrigeração. Isto faz o motor do seu carro sobreaquecer.

Óleo do motor baixo

Um nível baixo de óleo do motor é outra causa comum de sobreaquecimento do motor. A maioria dos condutores sabe que o óleo do motor lubrifica o motor e os seus componentes internos. Mas muitas pessoas não compreendem o que o óleo faz exatamente, mesmo como lubrificante. O óleo funciona como um lubrificante para evitar o atrito no motor. A fricção provoca calor e pode contribuir para danos ao longo do tempo. Assim, o óleo do motor funciona para evitar o sobreaquecimento, uma vez que funciona como lubrificante. Mas não é só isso que o óleo faz. Também funciona de forma semelhante ao líquido de refrigeração, porque absorve o calor e afasta-o do motor. Nesse sentido, o óleo funciona como um dissipador de calor.

Se o nível de óleo do motor baixar demasiado, irá deparar-se com vários problemas, começando com um sobreaquecimento do motor e terminando com um motor potencialmente gripado. Os níveis de óleo podem baixar por várias razões, mas a causa mais comum é uma fuga. As fugas de óleo são relativamente frequentes nos veículos mais antigos. Por vezes, as fugas de óleo são extremamente pequenas. Mas, em alguns casos, uma fuga pode fazer com que o nível de óleo do seu automóvel desça para níveis perigosamente baixos, provocando danos graves. Poderá ter uma fuga de óleo se notar poças escuras de líquido espesso por baixo do seu automóvel ou manchas húmidas e gordurosas no compartimento do motor. Outra razão pela qual o nível de óleo pode descer demasiado é se o seu automóvel estiver a queimar óleo. Isto é muito mais comum em veículos mais antigos com peças danificadas ou gastas.

Bomba de água avariada

A bomba de água é o coração do sistema de arrefecimento do seu automóvel. Envia líquido de refrigeração através do sistema para absorver e remover o excesso de calor do motor. Enquanto o líquido de refrigeração flui através do bloco do motor e da cabeça do cilindro, o líquido absorve o calor. A bomba de água continua a impulsionar o líquido de refrigeração através do sistema de refrigeração, através de uma série de mangueiras, até chegar ao radiador, onde liberta o excesso de calor e é arrefecido pelo ar exterior.

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As bombas de água estão sujeitas a desgaste ao longo do tempo. Normalmente, pode esperar que uma bomba de água dure pelo menos 60.000 a 90.000 quilómetros, embora muitas durem mais de 100.000 quilómetros. No entanto, quando atingir a marca dos 100.000 quilómetros, deve antecipar a substituição da bomba de água em breve. Quando a bomba de água deixa de funcionar, o sistema de arrefecimento do seu carro não pode funcionar. Isto pode levar rapidamente a problemas devastadores, como fugas no sistema de arrefecimento, sobreaquecimento e até danos catastróficos no motor.

Danos no radiador

O radiador do seu automóvel é uma parte essencial do sistema de arrefecimento do motor. É responsável por ajudar o líquido de refrigeração a libertar o excesso de calor que absorve no motor. O radiador pode efetuar este trabalho graças ao seu design único. Os radiadores têm a forma de caixas grandes e finas. Estão cheios de canais de fluido e são cobertos por pequenas aletas ou asas. Os radiadores são montados na parte da frente do compartimento do motor de um veículo, onde o ar frio exterior passa por cima e à volta deles. À medida que o líquido de refrigeração quente entra no radiador, percorre uma série de canais de fluido, onde é arrefecido pelo ar exterior que flui sobre o radiador e liberta o excesso de calor do motor para a atmosfera.

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Danos na correia ou na polia

Embora alguns veículos de luxo modernos tenham bombas de água eléctricas, a maioria é accionada por correia. Isto significa que a bomba de água do seu automóvel é provavelmente accionada por uma correia dentada ou por uma correia serpentina. As correias de distribuição estão normalmente incorporadas no motor e devem ser substituídas aproximadamente a cada 60.000 a 100.000 quilómetros, dependendo do automóvel. A falha da correia de distribuição ou da polia da correia de distribuição pode fazer com que a bomba de água deixe de funcionar. No entanto, as bombas de água alimentadas por correias de serpentina ou de transmissão são mais frequentemente afectadas por problemas nas correias e polias. As correias de serpentina alimentam os acessórios do motor, como o compressor de ar condicionado e o alternador. Obtêm a sua potência da cambota e dependem de um sistema de polias para transferir essa potência para cada acessório.

Entretanto agora já sabe o que faz o motor do seu carro sobreaquecer.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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