Motor do carro a aquecer demais: o que pode correr mal?

Quem já tentou verificar o nível do óleo, substituir o líquido de refrigeração ou resolver uma avaria no motor sabe bem: esperar que o motor arrefeça pode ser frustrante. Afinal, quanto tempo demora realmente até que o motor fique frio o suficiente para podermos intervir com segurança? E, mais importante ainda, o que pode causar o sobreaquecimento de um motor em pleno funcionamento? Vamos dizer-lhe as causas e o que pode fazer se o motor do carro está a aquecer demais.

Motor do carro: o que é aquecer demais? 

A maioria dos motores de combustão interna trabalha entre os 90 °C e os 105 °C, dependendo do modelo e das condições atmosféricas. Em dias quentes ou após uma condução mais agressiva, essa temperatura pode subir mais rapidamente e demorar mais a baixar.

Se precisa de mexer no motor, o ideal é aguardar pelo menos 30 a 45 minutos antes de tocar em qualquer componente metálico. Abrir o capô pode ajudar a acelerar o processo, permitindo uma melhor dissipação do calor. No entanto, nunca deve forçar o arrefecimento com água fria diretamente no motor. Isso pode provocar fissuras graves devido ao choque térmico.

motores barulho

Porque aquece tanto o motor?

É simples: o funcionamento de um motor implica pequenas explosões contínuas que libertam energia (e calor) para movimentar o carro. Este calor precisa de ser controlado para não causar danos, e é aqui que entra o sistema de arrefecimento.

Este sistema utiliza um líquido refrigerante (anticongelante) que circula pelo motor, absorvendo o calor gerado. Em seguida, passa pelo radiador, onde o calor é dissipado com a ajuda de ventoinhas. Este processo repete-se constantemente sempre que o carro está em funcionamento.

Quando o sistema de arrefecimento falha

Mesmo nos carros mais bem mantidos, o sistema de arrefecimento pode falhar. E quando isso acontece, o motor aquece rapidamente. Eis os sinais de alerta mais comuns:

Indicador de temperatura a subir perigosamente no painel

  • Luz de aviso do motor acesa
  • Fumo ou vapor a sair do capô
  • Mau cheiro a líquido de refrigeração queimado

Estes sintomas podem ter várias causas:

  • Fuga no circuito do líquido refrigerante
  • Termóstato avariado, que impede a circulação correta do líquido
  • Ventoinhas que não ligam
  • Radiador entupido ou danificado
  • Filtro de ar demasiado sujo, que compromete o desempenho do motor

sabe o que acontece quando apanha sol através da janela?

O que fazer se o carro sobreaquecer?

Se estiver em andamento e notar sinais de sobreaquecimento:

  • Desligue o ar condicionado imediatamente (diminui a carga sobre o motor).
  • Ligue o aquecimento no máximo – parece estranho, mas ajuda a extrair calor do motor.
  • Assim que possível, encoste e desligue o motor.
  • Espere pelo menos 30 minutos antes de abrir o capô.
  • Nunca remova a tampa do radiador com o motor quente. Pode provocar queimaduras graves.

Entretanto um motor sobreaquecido pode originar problemas graves como juntas queimadas, cabeçotes empenados ou até a destruição completa do bloco do motor. Por isso, se notar qualquer anomalia na temperatura do motor, não ignore os sinais. Leve o carro a um mecânico de confiança e evite circular até perceber a origem do problema.

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A ferver

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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