Motherboards B450 e X470 com suporte a Smart Access? Sim!

Uma das grandes novidades do lançamento das novas placas gráficas Radeon RX 6000 foi mesmo a apresentação da tecnologia Smart Access Memory. O que muito resumidamente permite aos novos Ryzen 5000 ter acesso à totalidade da memória VRAM das placas gráficas baseadas na arquitetura RDNA2.

Pois bem, é muito provável que no início a AMD estive a planear lançar a funcionalidade apenas para o ecossistema mais recente. Ou seja, máquinas equipadas com placas RX 6000, CPUs Ryzen 5000 e motherboards X570. Contudo, agora que a NVIDIA e Intel já vieram comentar a tecnologia, afirmando que é algo que qualquer fabricante é capaz de implementar, visto que faz parte da especificação do standard PCIe… A AMD tem mudado um pouco a música!

E pelos vistos, até poderá possível ter acesso à ‘novidade’ nas motherboards mais antigas. Não em todas, mas em algumas deverá ser possível.



Motherboards B450 e X470 com suporte a Smart Access? Sim!

motherboards B450 e X470

Portanto, como deve saber, os Ryzen 5000 vão ter suporte nas velhinhas motherboards B450 e X470. Aliás, contra todas as expectativas, parece que as fabricantes até estão bastante entusiasmadas com o suporte, e até já andam a lançar BIOS beta para todos os consumidores prontos a testar as suas máquinas.

Afinal de contas, as fabricantes de motherboards já começaram a lançar BIOS baseadas na versão v2 1.1.1.1 do standard AGESA. O que claro está, traz suporte aos novos processadores Ryzen 5000, mas também à tecnologia Smart Access Memory.

Sim, a tecnologia vai dar um ar de sua graça no hardware mais antigo. Mas aqui não existe obrigação de suporte, as fabricantes é que sabem se conseguem ou não… Ou se querem ou não.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também