Motherboards AMD X570S? Refresh vai mesmo acontecer

Como deve saber, quando a AMD lançou originalmente a sua gama de processadores Ryzen 3000 em 2019, introduziu também as motherboard X570, uma plataforma Premium que além de muita coisa nova, trouxe para cima da mesa o suporte ao standard PCIe 4.0! O que por sua vez possibilitou o uso de SSDs NVMe significativamente mais rápidos. Trazendo também o suporte às placas gráficas PCIe 4.0! (No entanto, por várias razões, ainda não existem grandes vantagens a tirar no campo gráfico.)

Entretanto, com a chegada dos Ryzen 5000 em 2020, a AMD optou por não lançar um novo chipset topo de gama. O que curiosamente os fãs adoraram, porque claro, estão completamente fartos da estratégia da Intel, de lançar 1 ou 2 plataformas diferentes todos os anos. (E por vezes, sem suporte entre si).

Mas calma! Parece que vamos ter um refresh às motherboards X570 em 2021, com a chegada do chipset X570S. O que curiosamente pode querer significar que os Ryzen 6000 podem estar atrasados devido à crise de produção de chips, e apenas irão chegar em 2022.



Motherboards AMD X570S? Refresh vai mesmo acontecer

AMD X570S

Portanto, a AMD parece estar mesmo pronta a lançar um refresh para as suas motherboards topo de gama, que apesar de não trazer grandes novidades tecnológicas, vai ser mais eficiente, e sobretudo menos barulhento.

Inicialmente, quando este chipset apareceu na Internet, muitos pensaram que a AMD nunca iria apostar num lançamento em massa. Contudo, agora que já apareceu mais vezes, e tudo indica que a Gigabyte está a registar vários modelos junto da EEC, parece cada vez mais óbvio que o plano é agora lançar o novo chipset, para trazer uma lufada de ar fresco ao mercado, e provavelmente algum dinheiro para os cofres da AMD.

Infelizmente, ainda não fazemos ideia de quando é que estas boards irão chegar às prateleiras. Mas pelo menos já sabemos as diferenças entre os modelos X570 e X570S. Afinal, parece que o TDP baixou significativamente, ao ponto de já não ser preciso montar uma ventoinha em cima do chipset. O que claro está, significa um menor consumo, e menores níveis de ruído. Aliás, segundo os mais recentes ‘leaks’, o ‘S’ vem de ‘Silent’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também