Motherboard Gigabyte AORUS Z390-I Pro: Força bruta em tamanho XS

Sempre sonhou ter um PC super potente, mas não tem espaço para uma caixa toda XPTO? Em boa verdade, no passado, se quisesse optar por uma build mini-ITX, poderia ficar a perder algumas funcionalidades essenciais…

Mas hoje em dia? Talvez seja boa ideia olhar para a motherboard Gigabyte AORUS Z390-I mini-ITX. Uma solução que irá permitir a construção de um pequeno PC, com um grande coração!

Afinal de contas, com esta motherboard, poderá até meter um Intel Core i9-9900K, numa pequena caixa, sem perder qualquer pitada de performance.

Para montagem e teste desta motherboard, utilizámos os seguintes componentes:


Gigabyte AORUS Z390-I Pro Wifi – Funcionalidades e Especificações técnicas

Primeiramente, vamos falar um pouco daquilo que esta motherboard oferece no papel.

No fundo, esta board mini-ITX, não fica muito longe das potencialidades das suas irmãs ATX! Ao utilizar um design Digital Power 6 + 2 fases, que inclui controladores PWM e PowIRStage MOSFET. Uma configuração capaz de oferecer pelo menos 40A de potência em cada fase.

Além disto, temos suporte a memória DDR4 4400MHz, com espaço para mais no futuro.

Aqui iremos encontrar dissipadores de qualidade e com um tamanho bastante significativo. Bem como refrigeração para armazenamento M.2, hardware reforçado, iluminação RGB, áudio de alta performance ALC1220, e muito mais.

Portanto, como pode ver, é uma motherboard pequena… Mas só em tamanho! Não temos aqui qualquer compromisso em termos de especificações e funcionalidades.

Funcionalidades:

  • Suporte à 8ª e 9ª geração de processadores Intel Core
  • 2 ranhuras para memória RAM Non-ECC DDR4 (Dual Channel)
  • Suporte à memória Intel Optane
  • Solução VRM com 6 fases e PowIRstage
  • Design de refrigeração avançado
  • Wi-Fi ‘onboard’ Intel CNVi 802.11ac 2×2 Wave 2
  • Chip áudio ALC1220-VB com condensadores NICHICON
  • Intel Gigabit LAN c/ cFosSpeed
  • Iluminação RGB FUSION
  • Smart Fan 5 c/Fan Stop
  • USB 3.1 Tipo C Header
  • Dois slots M.2 c/ PCIe Gen3 x4
  • CEC 2019 Ready

Para a lista de especificações completas, visite a página oficial da Gigabyte AORUS aqui.

O que encontramos dentro da caixa?

Primeiras impressões e montagem

A minha primeira impressão da Gigabyte Z390-I AORUS Pro, é uma das melhores que já tive. O design está muito bem conseguido, e o poder que está neste pacote tão pequeno, chega a ser impressionante.

Além disto, temos aqui um cuidado muito sério, quanto à performance e sobre-aquecimento da placa. Como um design além de bonito, a proteger todo o sistema!

AORUS Z390-I

E ainda bem, afinal de contas, é isso que queremos numa board de topo.

Como mencionámos em cima, o processador usa um design 6+2 fases, com vários condensadores à volta do socket. Posteriormente, todos os slots, onde salientamos a RAM, slot M.2 e os slots PCIe, são reforçados, filtrados, e afinados a pensar na estabilidade e OC.

A ranhura PCIe para a placa gráfica, tem uma gigantesca camada de metal, para aguentar qualquer placa que decida utilizar na motherboard. Afinal de contas, as placas gráficas de hoje em dia, não são propriamente leves.

Em suma, temos aqui uma motherboard mini-ITX super robusta, e super poderosa.

AORUS Z390-I

Conectividade e Áudio

Apesar do tamanho mais pequeno, a conectividade não é um problema nesta board. Com várias portas SATA, conexões USB 2 e 3 para o painel frontal. E até um header RGB escondido no meio da motherboard.

O áudio também está muito bem conseguido, ao termos a oportunidade de contar com o chipset ALC1220, com condensadores NICHICON Gold.

Na traseira, podemos encontrar os 5 audio jack ‘normais’, bem como uma saída ótica. Além disso, temos ainda várias portas USB 3.0, e uma porta USB-C. Por fim temos portas, LAN Gigabit, Wi-Fi, HDMI e DisplayPort.

Performance

Não vai bater recordes com esta motherboard mini-ITX, mas também não vai sentir que está perder partes da festa.

Com a Gigabyte Z390-I, não tive qualquer problema em fazer OC no processador ou memória RAM. A BIOS é extremamente fácil de utilizar, e até temos acesso a várias predefinições, que basta escolher e aplicar.

Não foram visíveis quaisquer limitações a nível de temperatura ou entrega de energia aos componentes. 

Em suma, se quer jogar, com todos os seus componentes no máximo da suas capacidades, tem aqui uma das melhores soluções do mercado.

Preço e Disponibilidade

A Gigabyte AORUS Z390-I Pro WiFi, já se encontra disponível no mercado nacional, há uma série de meses. E até a irá conseguir encontrar pelo preço bastante simpático de 169.90€, na reputada loja PCDiga.

Conclusão

No passado, já tive a oportunidade de testar uma das motherboards topo de gama da Gigabyte, a X470 AORUS Gaming 7, que na altura me impressionou pelo design, robustez e um número extraordinário de funcionalidades.

Dito isto, com esta board mini-ITX, senti como se estivesse a utilizar essa mesma board, só que num ponto mais pequeno. E isto, numa caixa que fica a matar na minha secretária, de tão pequena e simples que é.