Hoje em dia, para nós Portugueses, já é completamente normal ver encostas completamente cheias de moinhos eólicos, de dimensões absolutamente incríveis, com aquelas três pás a rodar lentamente, enquanto fornecem energia limpa à nossa infraestrutura de eletricidade.
Pois bem, essa paisagem pode estar prestes a mudar, para melhor.
Moinhos eólicos vão mudar! Vão ser meros pilares
Portanto, no mundo da tecnologia, tudo muda, tudo evolui, e pelos vistos, os aerogeradores também vão mudar de forma muito significativa, perdendo as gigantescas pás no processo.
Sim, estamos a falar de novos aparelhos capazes de produzir energia graças a vórtices criados pelo vento.
Sabe o que é um vórtice?
De forma muito resumida, é um movimento rápido e forte, de um fluído (neste caso ar), em forma de uma espiral.
Curiosidade… Sabe como é que a Fórmula 1 consegue manter os carros cada vez mais rápidos, mas ainda assim agarrados ao chão através da ‘Downforce’? É através destes mesmos vórtices, como pode ver na imagem em baixo.
Dito tudo isto, estes mesmos vórtices vão ser agora aproveitados para a criação de energia elétrica, o que por sua vez vai resultar numa diminuição da poluição sonora, e também num ambiente mais seguro para a vida selvagem.
O que vai mudar?
Pois bem, como deve saber, durante muitos e bons anos, a produção de energia eólica deveu-se ao uso de tecnologia muito similar à que dá vida aos moinhos de vento. Ou seja, pás giram com a força do vento, e com a inércia, é criada energia elétrica.
Mas, isto tem problemas!
O primeiro é o barulho, sendo exatamente por isso que a colocação destes moinhos é extremamente importante e regulamentada. O segundo é o perigo para as aves selvagens, visto que todos os anos morrem milhares de aves, tudo devido à colocação e funcionamento destas máquinas.
O que muda? Bem, graças à proposta da Vortex Bladeless, uma startup Espanhola, está na hora de tirar as pás, para começar a produzir energia através de um vórtice, que por sua vez irá depender da velocidade do vento na altura. O vórtice faz a turbina oscilar, e daí, temos a produção de energia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É o futuro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.