Modo escuro automático é uma das novidades do Android 11


Por em

Com o Android 10 o modo escuro chegou a todo o sistema operativo da Google. Esta funcionalidade tem como principal objetivo facilitar a leitura noturna e reduzir os efeitos nocivos da luz azul. Na versão beta do Android 10, havia uma opção para agendar o Modo Escuro automático com base na hora do dia. No entanto, esta novidade nunca chegou à versão final do sistema operativo.

Modo escuro automático é uma das grandes novidades do Android 11

No entanto, parece que a Google vai voltar a apostar nesta funcionalidade num futuro próximo. Algo que foi descoberto pelo site XDA Developers. Após várias solicitações e reclamações dos utilizadores, um Googler confirmou no Google Issues Tracker que a funcionalidade que permite programar o Modo Escuro será restabelecida numa “versão futura do Android”.

Modo escuro automático

No ano passado, Chris Banes, da equipe de programadores do Android, explicou que o agendamento do Modo Escuro “exige que as aplicações solicitem permissões de localização para maior precisão e, mesmo com um local válido, os cálculos do horário do nascer e do pôr do sol podem causar problemas. Ele acrescentou que “calcular o nascer e o pôr do sol é notoriamente difícil, especialmente para locais próximos aos pólos norte / sul.

Dadas as restrições, não se sabe ao certo como é que a Google vai ativar o agendamento do Modo Escuro numa versão futura do Android. Tudo o que sabemos para já é que está a chegar, possivelmente com o Android 11.

Modo escuro automático

Entretanto quem tem o Android 10 e não quer ficar à espera do Android 11 para deitar a mão a esta funcionalidade, pode fazê-lo recorrendo a aplicações de terceiros. Encontra as instruções de como fazê-lo aqui.

De facto, um modo noturno automático é capaz de ser algo bastante interessante. Faz lembrar a espécie de dark mode que está no Google Maps, por exemplo, quando estamos a usar esta aplicação para navegar pelo trânsito.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung já prepara super-câmera de 144 megapixéis!

O novo Cadillac Escalade vai ter um super ecrã curvo OLED de 38”

Seguinte