Com os diferentes sites a servirem-nos diariamente cookies publicitários e os nossos smartphones a monitorizarem tudo o que fazemos, muitos viajantes garantem que há um truque que envolve a procura de bilhetes de avião no modo de navegação anónima do Google Chrome. Em teoria, faz sentido, mas será que o modo anónimo ajuda a conseguir pechinchas nas viagens?
Modo anónimo ajuda a conseguir pechinchas nas viagens?
Estamos constantemente a ser bombardeados com anúncios tão adaptados às nossas necessidades que pode ser fácil assumir que os nossos telemóveis, tablets e computadores portáteis estão a espiar conversas que não deveriam conhecer. Porque é que os nossos históricos de pesquisa e outros dados de telemetria não podem ser aplicados a algo com tanta volatilidade de preços como os bilhetes de avião?
Poucos sectores foram mais alterados pelo comércio eletrónico do que o sector das viagens. Antigamente o cidadão comum comprava bilhetes de avião através de agentes de viagens locais, que costumavam ser um balcão único para as viagens aéreas. Atualmente? Existem vários sites que se especializam em encontrar tarifas para “cidades escondidas” destinadas a fazer escala em viagens mais longas. A existência de páginas como esta ajuda certamente a explicar por que razão os viajantes pensam frequentemente que as companhias aéreas estão a tentar enganá-los. Se uma companhia aérea cobra menos pelo que parece ser a mesma viagem que outras taxas ocultas e esquemas estarão a acontecer nos bastidores?
Parece plausível que as companhias aéreas estejam a adaptar os preços ao utilizador, mas será verdade?
A Consumer Reports analisou os cookies e os preços dos voos há alguns anos pesquisando 372 voos diferentes. Dessas pesquisas, 330 apresentaram os mesmos preços, tanto num browser que funcionava como num browser em modo incógnito. “Com ou sem cookies, é impossível mostrarmos preços diferentes a utilizadores diferentes”, disse um porta-voz do Kayak à Consumer Reports após conhecimento dos resultados, acrescentando que as variações poderiam-se explicar facilmente pelas alterações de preços que ocorreram nos segundos entre as pesquisas em modo de navegação anónima e em modo de navegação em direto.
Outro estudo chegou a uma conclusão semelhante. A popularidade de um determinado voo pode afetar o preço, mas o seu nível de interesse pessoal não. O seu comportamento de pesquisa quase de certeza não afecta nada. Mas se reservou o último lugar ao preço mais baixo, pode afetar esse voo para todos os outros.
Por fim, um terceiro estudo publicado no Quarterly Journal of Economics em outubro de 2023 apresentou conclusões semelhantes não só sobre o mito do modo incógnito, mas também sobre outros truques folclóricos, como procurar em dias específicos da semana. “Há tantos truques por aí para encontrar bilhetes de avião mais baratos”, disse a coautora do estudo Olivia Natan, professora assistente de marketing na Haas School of Business. “Mas os nossos dados mostram que muitas destas crenças estão erradas”.
Em geral, os dados sugerem que pode utilizar a janela principal do seu browser. Não há problema.
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