MIUI – Transforme o seu smartphone Android


Por em

A MIUI é uma ROM que tem como principal objectivo tornar a interface gráfica do seu smartphone Android ainda mais atractiva e eficaz. Originária da China, é graças a diversos tradutores espalhados um pouco por todo o mundo que está disponível em vários idiomas, onde se inclui o português, existindo até uma comunidade dedicada à mesma, o https://www.miuiportugal.pt/. Nesta comunidade os utilizadores podem esclarecer dúvidas, obterem todas as informações acerca desta rom e ainda trocarem opiniões com outros participantes que fazem parte deste espaço que se destaca pela entre-ajuda.

Desenvolvido pela Xiaomi Tech, a MIUI não é apenas uma ROM que embeleza o dispositivo, mas muito mais do que isso, contanto até com aplicações que permitem melhorar a segurança e a interacção com o nosso smartphone Android. Apesar de alguns a criticarem por dar ao telemóvel, em certos temas, um aspecto muito “iPhone” a grande maioria dos utilizadores que a experimenta, nunca mais tem intenção de a largar.

A MIUI define-se pelo slogan “Redefining The Android”, ou em português, redefinindo o sistema Android e tem motivos para se gabar disso. É que para além do tema que vem instalado por defeito, existe um enorme repositório de temas gratuitos e pagos para que a interface possa agradar a gregos e troianos. Os temas não só alteram os ícones, o ecrã inicial e a barra de estado, mas também todos os outros aspectos do smartphone. Ou seja, nada é deixado de fora.

A grande maioria dos utilizadores Android estão habituados a fazer uso de um botão que os leva de imediato a uma janela onde estão apenas as aplicações. No MIUI a mesma não existe. Todas as aplicações ficam disponíveis no ecrã principal, sendo que é possível arrastar os ícones, ou posicioná-los no topo uns dos outros para ser criada uma pasta.

icon_1_2A segurança é sem dúvida um ponto forte do MIUI e um aspecto que importa destacar, passa por uma aplicação desenvolvida especialmente para esta área. Nela é possível aos utilizadores fazerem uma limpeza ao sistema removendo ficheiros desnecessários, verificar a utilização de dados alusivos à banda larga móvel, configurar as listas de bloqueios vendo as pessoas que não o podem contactar e ajustando definições, verificar o uso da bateria, verificar a presença ou não de vírus no sistema e ainda as permissões. Se o utilizador pretender optimizar rapidamente o sistema, apenas terá de carregar no botão Verificar agora e deixar que o programa trabalhe por si. No fundo esta aplicação dá gratuitamente ao utilizador, as funcionalidades que normalmente encontramos em programas pagos.

De todas as funcionalidades presentes nesta aplicação a secção das permissões é especialmente interessante uma vez que permite gerir os programas que são executados automaticamente, as permissões de cada aplicação, e a permissão Root.

Nesta Rom os serviços Google ficam de fora uma vez que a Xiomi oferece o seu próprio conjunto de serviços baseado na cloud e que permite sincronizar contactos, imagens e mensagens. Porém, existe sempre a hipótese de se instalarem as Gapps.

Muito mais haverá para dizer e para que não perca pitada acerca do que esta ROM poderá fazer pelo seu dispositivo a Patrícia Fonseca esteve à conversa com Hugo Santos, responsável máximo da comunidade Miui Portugal que nas próximas linhas lhe conta tudo.

item2_tab_1Patrícia Fonseca – Como é que descobriu a existência desta rom?

hugoHugo Santos – Depois de ter comprado o Google Nexus One, em 2010, comecei a experimentar várias roms, na época, visitava com regularidade o XDA e foi lá que descobri a rom Miui. Acabei por me apaixonar por este sistema hoje não consigo ver o meu dia-a-dia, sem o uso desta rom espetacular.

P. F.  – Como nasceu a comunidade miuiportugal?

H. S. – O miuiportugal é uma comunidade sem fins lucrativos, onde todos os membros contribuem com os seus conhecimentos gratuitamente e nasce a partir do meu sentimento de frustração, por ser obrigado a usar uma rom que adorava, mas noutra língua que não a de Camões.

Depois de ponderar bastante, iniciei a tradução da rom Miui para português em janeiro de 2011, este processo durou perto de quatro meses, porque estamos a falar de milhares de frases ou também como as designamos “strings”, traduzidas. A fase seguinte, foi resolver vários erros na compilação da rom, porque nem tudo na rom pode ser traduzido e finalizada esta fase, comecei a ponderar a melhor maneira de partilhar esta fantástica rom.

icon_8_2A comunidade miuiportugal ficou online em 21/6/2011, posteriormente com a ajuda de algumas pessoas como o Rodrigo Fernandes ou o Rafael Cortês, fomos começando a desenvolver formas de partilhar a rom para vários equipamentos e melhorar algumas ferramentas que nos permitissem facilitar o processo de cozinha e distribuição.

P. F. – O que distingue a miui de outras roms?

H. S. – Podemos dizer que os principais trunfos da Miui é ser um sistema versátil, personalizável e onde temos à disposição de forma integrada, ferramentas que nos ajudam e facilitam em muitas das tarefas em que somos confrontados todos os dias, tanto a nível profissional como pessoal.

A rom Miui tem dezenas de definições que facilmente e intuitivamente, um utilizador pode adaptar ao seu gosto pessoal, pode-se também optar entre milhares de temas disponíveis até à escolha do perfil energético que melhor se adequa às nossas necessidades.

Permite usar funções nativas como hotspot ou transferência de arquivos via ftp entre muitas outras aplicações integradas e o sistema tem atualizações semanais, baseado nos comentários e propostas de utilizadores.

icon_8_6P. F. – Quantas pessoas colaboram na versão portuguesa?

H. S. – Neste momento, temos duas pessoas a colaborar na tradução semanal da Miui, mas uma delas, o Fernando Mateus é que tem sido o principal responsável pela atualização semanal das roms.

P. F. – Como poderão outras pessoas ajudar?

H. S. – Até há pouco tempo, as pessoas que quisessem colaborar tinham que pertencer ao grupo de tradução, mas foram feitas alterações para que, quem quisesse dar a sua colaboração, o pudesse fazer mais facilmente, porque acho cada vez mais importante a interação entre todos os membros nas várias atividades da comunidade.

Agora temos um repositório aberto a todos no GitHub, onde todos podem colaborar ativamente para melhorarmos a nossa tradução e assim espero ter a colaboração de mais pessoas no projeto miuiportugal.  https://github.com/miuiportugal/MIUIPortugal_XML_v5-master

icon_8_5P. F. – Existem alguns requisitos aconselháveis a nível do smartphone para esta ROM poder funcionar com um bom desempenho?

H. S. – Existem já várias versões da Miui, foram crescendo em paralelo com as atualizações Android, a última versão, a Miui V5 está a usar como base o Android 4.1 a 4.3.

Para a Miui V5, penso que se usarmos um equipamento inferior às especificações do Samsung Galaxy i9100, não vamos poder tirar partido de todo o potencial da Miui, precisamos pelo menos de um equipamento com 1GB de RAM e com um CPU de 1.2 GHz.

Para breve está o lançamento da Miui V6, com várias surpresas.

Ligações a visitar:

https://www.miuiportugal.pt/

Nota do editor:

No MiuiPortugal estão disponíveis roms para os equipamentos desenvolvidos pelos seguintes fabricantes: – Google, HTC, Huawei, LG, Oppo, Motorola, NO.1, Samsung, Sony e ZTE. Para além destes equipamentos existem diversos utilizadores de outros fóruns que se dedicam a desenvolver versões “transformadas” de modo a que sejam compatíveis com outros dispositivos. Por exemplo, o popular BQ Aquaris 5 também tem direito a esta ROM, graças ao utilizador balverino do fórum HTC Mania. Mais informações em http://www.htcmania.com/showthread.php?t=781725

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Cosy, O sistema de aquecimento inteligente para a sua casa (Video)

Soundlink III – a nova coluna Bluetooth da Bose

Seguinte