Missão Kepler descobre mais de cem novos planetas


Por em

A missão K2 da sonda Kepler está a mudar a geografia conhecida da nossa galáxia, com a descoberta confirmada de 104 planetas fora do nosso sistema solar.

Um telescópio espacial, a sonda Kepler observa as estrelas à procura de quebras na sua luminosidade, sinais que indiciam a presença de um planeta.

Telescópios terrestres podem então ser apontados para pontos específicos e confirmar as observações.
Foi assim que se descobriu este número sem paralelo de planetas, onde se destaca um sistema planetário de quatro planetas potencialmente rochosos, 20 a 50% maiores que a Terra.

Porque a estrela K2-72 é uma estrela anã com metade do diâmetro do sol e menos luminosa, dois dos planetas poderão receber radiações equivalentes às que recebe a Terra. A possibilidade de vida neste tipo de planetas é, por isso, uma hipótese viável.

Os maiores frutos destas descobertas ainda estão por nascer. São uma lista preciosa de alvos para o telescópio espacial James Webb, cuja colocação em órbita está programada para 2018.

Espera-se que o James Webb permita, por então, descobrir mais sobre as atmosferas destes planetas.

Via Science Daily

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.