Missão Kepler descobre mais de cem novos planetas

A missão K2 da sonda Kepler está a mudar a geografia conhecida da nossa galáxia, com a descoberta confirmada de 104 planetas fora do nosso sistema solar.

Um telescópio espacial, a sonda Kepler observa as estrelas à procura de quebras na sua luminosidade, sinais que indiciam a presença de um planeta.

Telescópios terrestres podem então ser apontados para pontos específicos e confirmar as observações.
Foi assim que se descobriu este número sem paralelo de planetas, onde se destaca um sistema planetário de quatro planetas potencialmente rochosos, 20 a 50% maiores que a Terra.

Kepler

Porque a estrela K2-72 é uma estrela anã com metade do diâmetro do sol e menos luminosa, dois dos planetas poderão receber radiações equivalentes às que recebe a Terra. A possibilidade de vida neste tipo de planetas é, por isso, uma hipótese viável.

Os maiores frutos destas descobertas ainda estão por nascer. São uma lista preciosa de alvos para o telescópio espacial James Webb, cuja colocação em órbita está programada para 2018.

Espera-se que o James Webb permita, por então, descobrir mais sobre as atmosferas destes planetas.

Via Science Daily

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

pub