Mining com SSDs e HDDs continua a ganhar popularidade

Há já algumas semanas que andamos a avisar que o mundo do armazenamento pode vir a passar um mau bocado! Tudo devido ao aumento absurdo da popularidade no mining da moeda Chia. Afinal de contas, só para ter noção do crescimento deste fenómeno, o sistema por detrás deste tipo de mining já conta com mais de 1 Exabyte de capacidade de armazenamento. O que por sua vez equivale a uma subida de 5.7x relativamente ao início do passado mês de Abril.

Ou seja, a rede cresceu 5.7x em apenas 1 mês!

Uma tendência que muito provavelmente apenas irá ganhar mais força, visto que o trading da moeda começa já na próxima semana.



Mining com SSDs e HDDs continua a ganhar popularidade

mining com ssds

Portanto, como deve imaginar, com o aumento da popularidade no mining da moeda Chia, as fabricantes de SSDs e HDDs estão também a lidar com um aumento estrondoso na procura de drives.

Chegou a um ponto, em que as fabricantes já começaram a ter algum medo que os níveis de stock baixem a nível perigosos. E que claro, aconteça exatamente o mesmo que está a acontecer com o mercado das placas gráficas. Aliás, algumas fabricantes como a GALAX já avisaram que a garantia irá ser recusada para toda a qualquer drive que mostre indícios desta prática.

Medos que fazem algum sentido, visto que é simplesmente incrível ver que no espaço de 30 dias, a rede passou de 120 Petabytes para 1.14 Exabytes. Um salto que deverá ser ainda maior em Maio.

Entretanto, caso não conheça a moeda Chia, estamos a falar de uma criptomoeda que em vez de poder computacional, requer espaço de armazenamento livre.

Tudo de forma a executar vários tipos de operações de leitura e escrita. Desta forma, o mais importante nem é a velocidade da drive (SSD ou HDD), mas sim o seu TBW, ou seja, a sua resistência e durabilidade.

Aliás, para ter melhor noção do aumento de vendas, a ADATA reportou um aumento de 500% na venda de drives SSD. Como é óbvio não é a única fabricante a passar por isto, numa altura em que o mercado Asiático já começa a sofrer com falta de armazenamento.

Curiosamente, a ideia deste algoritmo era ser mais ‘poupadinho’ em relação ao mining via CPU ou GPU. No entanto, apesar de uma drive consumir cerca de 6.5W, já existem utilizadores a ligar centenas ou milhares de drive ao mesmo tempo em armazéns. Ou seja… Vai dar ao mesmo.

Em suma, se preciso de mais armazenamento, o melhor é mesmo comprar já.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também