(Mini-Review) Galaxy S23+: Não é topo de gama… É o quê?

(Mini-Review) Galaxy S23+: Como é óbvio, qualquer grande fã do mundo dos smartphones, quer ter uma grande máquina no seu bolso, se possível, a melhor. Isto é normal, porém, é algo cada vez mais difícil, tal é o preço de qualquer aparelho topo de gama no mercado atual.

É exatamente por isso que a Apple disponibiliza 4 aparelhos diferentes, dentro da mesma gama, e claro, a Samsung disponibiliza 3 aparelhos também ele diferentes, dentro da gama Galaxy S23.

Contudo, enquanto a Apple muda muita coisa entre os aparelhos mais baratos, e os mais caros, a Samsung tem uma estratégia um pouco diferente, e por isso mais estranha.

Sim, qualquer um de nós, entusiastas tech, quer ter um S23 Ultra na mão, mas se pensa que o S23+ é um mau telemóvel por não ser o topo dos topos… Bem… Está muito enganado! É um aparelho que não é carne, nem é peixe, que está num meio estranho, porém, é tudo menos mau.

(Mini-Review) Galaxy S23+: Não é topo de gama… É o quê? Bem, é uma crise de identidade num smartphone com potencial.

- Advertisement -

Portanto, depois de termos tido o Galaxy S23 Ultra para teste, chegou a altura de olhar um pouco para o modelo intermédio da nova gama de smartphones Samsung. Estamos obviamente a falar do Galaxy S23+ (Plus). O que vale este aparelho?

Especificações Técnicas:
  • Ecrã: 6.6” FHD+ Dynamic AMOLED 2X Display (48~120Hz) // 240Hz Resposta ao Toque
  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 (Galaxy Platform – Exclusivo)
  • Memória: 8Gb
  • Armazenamento: 256~512Gb
  • Bateria: 4700mAh (Carregamento rápido 25W. // Carregamento sem fios 15W)
  • Câmeras:
    • 12MP Ultra Grande Angular // F2.2, FOV 120˚
    • 50 MP Grande Angular // F1.8, FOV 85˚
    • 10MP Teleobjetiva // 3x Optical Zoom, F2.4, FOV 36˚
    • 12MP Câmara Frontal // F2.2, FOV 80˚
  • Dimensões e Peso: 76.2 * 157.8 * 7.6mm // 196g

O Galaxy S23+ é um pouco diferente relativamente ao mais caro, mais premium, e mais desejável Galaxy S23 Ultra. Porém, não é de todo um telemóvel mais lento, ou menos poderoso.

Sim, tem um design diferente, ao parecer menos um Note e mais um Galaxy S tradicional. Não tem o sensor traseiro principal de 200MP como o S23 Ultra tem. Nem tem uma bateria de 5000mAh, ficando pelos 4700mAh, com carregamento rápido de 25W.

Mas, é uma máquina extremamente interessante, porque apesar de não ter um sensor de 200MP, continua a contar com um módulo de câmeras testado e comprovado. Continua também a contar com o mesmo processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 ‘For Galaxy’, que ao contrário do passado recente, conta também com a mesma exata solução de refrigeração. Além disso, a memória é também exatamente a mesma, apesar de apenas chegar aos 8GB de memória RAM LPDRR5X, em vez dos 12GB da versão Ultra.

Resumindo e concluindo, ao nível da performance no dia-a-dia, é exatamente igual. Obviamente que no campo das fotos, é um pouco mais limitado, sendo aqui que a Samsung se foca para diferenciar o S23 e S23+ do modelo Ultra, ainda assim, garanto que vai ficar impressionado com algumas das nossas capturas de imagem.

Design e Ecrã

Vamos então começar pelo design e ecrã, e depois passamos para a Fotografia. Como é óbvio, o S23+ não tem um S-Pen, perde a curvatura do ecrã, e opta por um design mais arredondado, em vez de ‘quadradão’.

É um aparelho mais tradicional, e por isso, capaz de cair bem no gosto dos utilizadores do Mundo Android.

Infelizmente, apesar de continuar a ser um painel de qualidade, o ecrã OLED não é o mesmo da versão Ultra, ficando pela resolução máxima FHD+. Além disto, por não ser um painel OLED LTPO, em vez de 1~120Hz, este painel apenas consegue fazer 48~120Hz. Se nota isto no dia-a-dia? Se passar de um S23 Ultra como eu passei, sim, vai notar um bocado. Mas é significativo a médio-longo prazo? Não creio.

Acho muito honestamente que o S23+ tem um ecrã fantástico, capaz de lhe encher as medidas. Sendo também um aparelho muito bonito para a realidade atual do mercado.

Aliás, apesar de ser um aparelho extremamente parecido ao S22+ do ano passado, acho que o pequeno toque no módulo de câmeras elevou este aparelho a um outro nível de beleza, além disto, tem agora vidro Gorilla Glass Victus 2 na traseira, o que honestamente faz todo o sentido, visto que também fica mais em linha com os mais recentes modelos Ultra.

Mas, apesar de tudo, é inegável que em termos de toque, o S23+ oferece um sentimento Premium diferente face ao S23 Ultra. É óbvio que continua a ser um aparelho topo de gama, mas ao toque, fica uns quantos furos abaixo do irmão Ultra.

Em suma, gostei!

Fotografia

Para ter ideia da diferença na capacidade fotográfica, nada melhor que ir dar uma vista de olhos à nossa análise ao S23 Ultra (aqui), e depois voltar aqui para ver as fotos. Os ‘modelos’ nas fotos são exatamente os mesmos, e como tal, é imediatamente possível ver algumas diferenças.

Na minha opinião, o S23+ mantém uma qualidade de captura muito acima da média, sendo capaz de capturar todo o detalhe do ponto de foco. Porém, ao contrário do S23 Ultra, que já conta com o novo sensor de 200MP, é inegável que se perde muito detalhe à volta.

Bateria

O S23+ não fica a perder muito no campo da bateria face ao S23 Ultra, muito devido ao facto de a bateria ser diferente por apenas 300mAh.

É também um aparelho que neste campo, acaba por ganhar muito com a mudança para o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, e novo sistema de refrigeração. A eficiência aumentou muito, e bem, sendo um aparelho para durar, tranquilamente, um dia inteiro sem grandes preocupações, com muito uso à mistura.

Conclusão

O S23+ é um smartphone incrível, capaz de muita e boa performance. Contudo, peca num campo muito importante, o preço. É que enquanto o S23 ‘base’ continua ao mesmo exato preço do ano passado, a partilhar muitas das características técnicas deste ‘Plus’, este aparelho em análise encareceu para uns assustadores 1249€, sendo este o ponto que vai acabar por afastar muitos dos consumidores.

Afinal, por mais 200€, quem é que vai dizer que não a dar o salto para o mais diferenciado, e bonito, S23 Ultra?

Acredito, que apesar de ser um bom aparelho, a Samsung tem de começar a equacionar se vale mesmo a pena continuar a apostar no lançamento de um modelo Plus. Especialmente a este preço.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.