Em 2021, já me passaram muitos smartphones pelas mãos, modelos de gama alta, de gama média, outros que ficam ali no meio, distribuídos por todas as faixas de preço possíveis e imaginárias.
Mas, por alguma razão, o novo Xiaomi Mi 11 Lite NE chamou a minha atenção! Afinal de contas, temos aqui um aparelho apontado à gama média, que tenta cumprir essa mesma missão de uma forma muito curiosa. É que assim que pegamos no aparelho, ficamos logo agradados pela qualidade de construção, mas o que mais chama a atenção é mesmo o seu peso. O smartphone é super leve!
Sendo, ao mesmo tempo, muito poderoso, e capaz de tirar fotos de qualidade invejável, especialmente em boas condições de iluminação.
(Mini-Análise) Xiaomi Mi 11 Lite NE: Super leve, e poderoso! (Pode comprar aqui)
Especificações Técnicas:
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 778G (6nm)
- Ecrã: 6.55″ AMOLED, Dolby Vision, HDR10+, 90Hz, 1080×2400, 20:9, 402ppi.
- Memória: 6GB de RAM + 128GB de armazenamento (suporte a cartões microSD).
- Câmeras: 64MP + 8MP + 5MP // Frontal: 20MP
- Bateria: 4250mAH (carregamento rápido 33W)
- Extras: Sensor de impressão digital lateral, sensor infravermelho
- Dimensões: 160.5×75.7×6.8mm, 158g
Portanto, verdade seja dita, este novo ‘NE’ é apenas mais uma versão do Mi 11 Lite 5G original, apostando agora num SoC Snapdragon 778G, em vez do Snapdragon 780G. Muito provavelmente um modelo que chega ao mercado devido à atual crise de chips, visto que o processo de produção e fornecedora mudaram (Samsung 5nm -> TSMC 6nm).
Dito tudo isto, as diferenças no mundo real vão ser insignificantes, como tivemos a oportunidade ver no mundo real. Aliás, no campo da bateria, temos aqui um aparelho muito interessante, capaz de oferecer 18 horas de playback de vídeo, ou quase 30 horas de tempo de conversação.
Entretanto, no campo da performance, temos um smartphone que oferece a performance certa para a sua gama de preços. Sendo capaz de ultrapassar o Samsung Galaxy A52, e até o Xiaomi Poco X3 Pro, nos testes de performance da suite GeekBench e suite AnTuTu, tanto em single-core como em multi-core.
Câmera
Na câmera, temos um módulo com três sensores (64MP + 8MP + 5MP). Que verdade seja dita, foi capaz de me impressionar no dia-a-dia. Especialmente em ambientes com muita luz.
(Foto modo de noite a caminho!)
Conclusão
O novo Xiaomi Mi 11 Lite NE é um smartphone capaz de encher as medidas aos utilizadores fãs da gama média. É uma pena ter de se contentar com um SoC ‘teoricamente’ mais fraco (778G em vez do 780G), mas verdade seja dita, a diferença no mundo real é, se tanto, de 1%.
Em suma, um smartphone muito interessante, com um design apelativo, e uma qualidade de construção própria da marca. Aliás, fico impressionado como é possível apresentar um aparelho tão robusto, e ao mesmo tempo tão leve. Vale a pena!
Numa última nota, o Xiaomi 11 Lite NE está agora disponível para compra (aqui), nas seguintes versões, a partir de armazém europeu, com entrega rápida, e claro, sem custos adicionais.
- 6 GB + 128 GB: 379€
- 8 GB + 128 GB: 399€