Milhões de terminais Android roubaram dados dos utilizadores


Por em

Por motivos ainda desconhecidos, milhões de terminais Android roubaram dados completos de utilizadores e enviaram ficheiros em texto com toda a informação, a cada 72 horas, para um servidor na China, relata a Kryptowire, via The Verge.

Na origem do problema está uma empresa Chinesa, a Shanghai Adups Technology Company, cujo software recolheu dados de chamadas, mensagens, contactos e localização dos utilizadores. E com a empresa a indicar ter software seu em mais de 700 milhões de dispositivos, o problema é abrangente.

Segundo a Kryptowire, não se trata de uma falha no software, mas de uma funcionalidade específica. Em suma: a recolha de informação é intencional.

Uma das marcas afectadas, a Norte-americana Blu, já declarou ter eliminado o problema, mas nenhuma outra marca se pronunciou entretanto. Já a própria Shanghai Adups indicou que o problema da Blu se deveu a uma versão do software que não lhe era destinada.

É pouco claro que marcas estarão afectadas e em que mercados. O problema põe no entanto em causa as práticas de segurança de marcas especializadas no segmento budget, e que deixam nas mãos de terceiros grande parte do desenvolvimento do dispositivo.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Spam malicioso atingiu máximo de dois anos no terceiro trimestre deste ano

Vivo X9 e Vivo X9 Plus oficiais: câmara dupla para selfies a bordo

Seguinte