Milhões de smartphones Android em risco. Culpa da Qualcomm!

Quem é a fabricante de processadores mais popular do ecossistema Android? É a Qualcomm! Quem teve uma vulnerabilidade grave descoberta nos últimos dias? Também foi a Qualcomm.

Pois bem, estamos a falar de uma vulnerabilidade “zero-day” que afeta a grande maioria dos aparelhos baseados em hardware Qualcomm. O que é isto? Como o nome indica, foi descoberta antes de a empresa ter a possibilidade de a corrigir. Por isso, todos os aparelhos equipados com processadores vulneráveis ao ataque, estão em risco de segurança.

São milhões de aparelhos Android, e não só.

Milhões de smartphones Android em risco. Culpa da Qualcomm!

Portanto, estamos a falar da vulnerabilidade CVE-2024-43047, descoberta num componente específico dos chipsets Qualcomm.

Claro que a empresa não referenciou que componente é este, nem quantos smartphones podem estar expostos na totalidade. Mas, é uma vulnerabilidade preocupante, visto que permite ao atacante “tomar conta” do smartphone da vítima. Isto inclui roubo de informação, instalação de programas capazes de espiar o que anda a fazer, etc…

Quantos processadores são afetados?

Ao que tudo indica, mais de 64 modelos diferentes de processadores, onde podemos até incluir o mais recente Snapdragon 8 Gen3, ou até o “velhote” Snapdragon 865. Também temos outro tipo de processadores fora da família Snapdragon, como é o caso do FastConnect 6700 pensado para redes sem fios.

Já há solução?

Sim, a correção teve um desenvolvimento rápido e já está nas mãos das fabricantes dos aparelhos. Porém, estas têm de adicionar a correção às suas atualizações, e como bem sabe, nem todas as fabricantes gostam de lançar muitas atualizações aos seus dispositivos.

Como se proteger?

Primeiro, tenha a certeza que o seu smartphone está atualizado. Depois, garanta a segurança das suas contas com passwords robustas, e se possível, com autenticação por 2 fatores.

Além disso, deve evitar entrar em sites estranhos, abrir links que não conhece, ou instalar apps fora da Google Play Store.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Sente-se seguro com o seu smartphone, onde muito provavelmente tem acesso a tudo e mais alguma coisa relativamente à sua vida mais pessoal? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também