Milhares de SMS falsas estão a fazer vítimas! Não caia no esquema!

Volta e meia recebemos SMS falsas pelas mais variadas razões. Ou tentam-nos impingir algo que não queremos ou querem enganar-nos. Na maioria dos casos as SMS parecem mesmo ter sido enviadas por entidades oficiais. No entanto, isto está bem longe da verdade. Os esquemas atuais valem-se de tudo. Avisos falsos para vacinas, problemas na alfândega ou uma encomenda que não pode ser entregue. Hoje parece que foi um desses dias. Um esquema que andava a circular, aparentemente desde o início do ano, ganhou ainda mais força e aproveita-se de SMS falsas para dizer às pessoas que têm uma encomenda retida e que devem seguir um link para resolver a situação.

Milhares de SMS falsas estão a fazer vítimas! Não caia no esquema!

Em todas as mensagens vem um link e o problema é que quando a pessoa carrega instala um rootkit que dá acesso ao telefone. Ou seja, é realmente muito perigoso. Dito isto, todos os seus dados inclusivamente as palavras-passe podem cair nas mãos erradas. Já imaginou o que é ter toda a sua vida nas mãos de outras pessoas?

A mensagem que chega aos smartphones nem está muito bem feita. Ainda assim é o suficiente para já ter enganado muitas pessoas. É por esse motivo que mal a receba tem de apagar logo! É que caso contrário irá ter muitos problemas.

Para além desta há muitas que utilizam o bom nome do CTT Expresso e que relatam que uma encomenda não foi entregue e que por esse motivo é necessário re-agendar. Escusado será dizer que o resultado é o mesmo.

- Advertisement -

Entretanto há mais uma ameaça a circular pela Europa e que chegou a Portugal que utiliza o nome da DHL.

Para ter uma ideia do que estou a falar vamos olhar pra o funcionamento desta ameaça.

Recebemos uma mensagem SMS. A que mostro abaixo pertence a esta ameaça. Está em Italiano mas dá para percebemos.

SMS falsas

Resumidamente diz-nos que podemos seguir a nossa encomenda na ligação abaixo, como acontece com tantas transportadoras. O problema é que quando seguimos esse link somos convidados a instalar uma aplicação que aparentemente pertence à DHL mas é falsa. Assim que a instalamos estamos a dar todos os nossos dados aos criminosos. Mas faz mais do que que nos roubar o dados. É que o nosso número será utilizado para distribuir mais mensagens SMS maliciosas que vão enganar outras pessoas.

A DHL assim que soube desta ameaça começou de imediato a combatê-la! Dito isto, já reportou e bloqueou centenas de sites e domínios que estão a espalhar esta ameaça. Para além disso, em todos os países que estão a ser atacados a DHL está a alertar todas as pessoas no site localizado de cada país.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.