A PlayStation 6 vai muito provavelmente ser adiada para 2028 ou 2029 (link). O mercado atual não está a dar grande espaço para lançamentos desta escala, dentro daquilo que uma consola deve tradicionalmente ser. Ou seja, uma máquina de jogos potente, mas ainda assim acessível à grande maioria das pessoas.
Mas, no lado da Xbox, apesar de todas as dificuldades serem basicamente as mesmas no lado da produção, os planos parecem mais ambiciosos, e de facto, bastante diferentes daquilo que tem sido o normal.
Microsoft Xbox de nova geração quer partir a roda! Ainda tem roda para partir?
Portanto, inicialmente, é inegável que a Microsoft tinha um plano interessante para a atual geração de consolas. Duas versões (S e X), para tentar chegar a todos os jogadores a uma escala global. Mas… A bola foi à trave.
A Microsoft não foi capaz de tirar partido do sucesso inicial, e muito graças a uma estratégia confusa, com poucos jogos de renome, as coisas acabaram por correr mal.
É muito por aqui que, apesar do uso de uma estratégia bastante mais tradicional, a Sony ganhou esta última geração de consolas de sala.
Pois, é também por aqui que a Microsoft tem de tentar mudar as regras do jogo.
É exatamente por isso que vários rumores apontam para um lançamento 1 ou 2 anos antes da Sony. Mas, não é só isto, a Microsoft quer também mudar a forma como tem vindo a fazer as coias.
Por isso, a Xbox de nova geração vai retirar algumas páginas ao livro que a Microsoft escreveu em conjunto com a ASUS, para lançar a ainda bastante recente consola portátil ROG Xbox Ally. Ou seja, a interface Xbox vai ser montada em cima de uma base Windows, porém, com a remoção de vários processos, de forma a aumentar a performance do hardware.
Mas, a consola também vai funcionar como um PC. Ou seja, se quiseres entrar no Windows, vai ser perfeitamente possível.
Xbox em 2027?
A Microsoft tem muito a ganhar em chegar antes da Sony ao mercado. Mas, a gigante Norte-Americana ainda não está 100% certa que vai lançar algo em 2027. Até porque os trabalhos continuam, e ninguém quer lançar um produto inacabado.
Consola Xbox? Sim, mas produzida por quem?
Até aqui, foi sempre a Microsoft a produzir as consolas Xbox. Isso pode mudar na próxima geração.
Ou seja, o que aconteceu com a Xbox ROG Ally, pode voltar a acontecer agora no lado das consolas de sala. Aliás, desta vez até podem existir mais parceiras além da ASUS. Mas ainda nada está escrito em pedra. Tudo pode mudar. Até porque a Microsoft ainda não decidiu se quer largar a 100% o controlo do hardware.









