Microsoft pode baixar os requisitos de CPU para o Windows 11!

A Microsoft anunciou recentemente o Windows 11 e revelou os requisitos de sistema, CPU e não só, que são obrigatórios para se instalar este sistema operativo. Caso não os tenha não vai conseguir fazer o update através do sistema de atualizações automáticas. De facto, nem através da Media Creation Tools. De acordo com a Microsoft é necessário um processador recente, o TPM 2.0 e o Secure Boot.

Microsoft pode baixar os requisitos de CPU para o Windows 11!

No que diz respeito ao TPM 2.0, uma questão já tão falada na Leak, muitos dispositivos até o têm, mas vem desativado por defeito. Dito isto, pode ativar facilmente na BIOS. Se não tiver mesmo este módulo, também há um truque no registo que pode fazer. Isto ou alterar o disco de instalação. Pode ler mais sobre isto aqui.

Windows 11 CPU

Quanto ao processador, o Windows 11 será apenas suportado em processadores 64-bit e apenas em chipsets IntelAMD e Qualcomm. Ou seja, isto vai deixar alguns de fora. Sobretudo os mais antigos. Por exemplo, no caso da Intel, apenas será suportada da oitava geração para a frente e alguns processadores Celeron, Atom, Pentium e Xeon. No caso da AMD apenas a terceira geração Ryzen e superior. Apesar de poderem ser incluídos nesta lista os Ryzen 7 de segunda geração e alguns Athlon.

Ou seja, se tem um chip de sétima geração e até corre muito bem o Windows 10, pode não conseguir instalar o Windows 11.

Mas o que levou a Microsoft a pedir tantos requisitos de hardware?

O Windows 11 tem muitas melhorias a nível gráfico. De facto, é o mais inovador de sempre. Ora todo este fogo de artifício só corre realmente bem em computadores potentes. Assim e para não defraudar a experiência de ninguém, a Microsoft quer que seja um PC potente a correr o novo Windows 11.

No entanto esta questão do Windows 10 e do CPU pode mudar…

Os chips Intel de sétima geração e os AMD Zen 1 podem vir a ser suportados. Isto conforme o feedback de Windows Insiders e parceiros da Microsoft. No entanto, a Microsoft quer testar tudo muito bem, antes de baixar os requisitos.

Curiosamente a versão build que chegou hoje à Internet está disponível para quem tem processadores de sétima geração. Se tudo correr bem, talvez a versão final já venha com requisitos mais simpáticos.

E quando chega o novo Windows?

A Microsoft revelou a cronologia de lançamento para os upgrades grátis do Windows 11 que vão estar disponíveis para todos os que têm o Windows 10 e as notícias não são boas. Quando a Microsoft revelou que o novo sistema operativo ia chegar este ano, todas as pessoas presumiram que podiam logo fazer o update sem pagar. Mas afinal não é assim. De facto, o Windows 11 só vai ser grátis para quem tem o Windows 10 em 2022! E mesmo nessa altura, não vai ser logo.

De acordo com uma publicação da Microsoft no Twitter, a disponibilização do Windows 11 para os utilizadores do Windows 10 só vai começar na primeira metade de 20202. E esta disponibilização vai-se arrastar ao longo dos meses. Assim, os novos dispositivos que terão direito ao Windows 11 este ano serão os novos computadores.

Entretanto, não se sabe ainda se a Microsoft vai vender o novo sistema operativo através das lojas.

Caso o faça, poderá ter já este ano em equipamentos mais antigos, mas terá de pagar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também