Como deve saber, a Microsoft introduziu alguns anúncios publicitários, há alguns anos, no Windows 10. Porém, no Windows 11, as coisas têm estado um pouco mais calmas, muito provavelmente para tentar manter a interface mais simples, e mais simpática, para tentar convencer os utilizadores a dar o salto para a versão mais recente do Sistema Operativo.
Porém, tudo indica que isso vai começar dentro de muito em breve.
Microsoft vai meter (ainda) mais anúncios no Windows 11
Looks like the Start menu's Recommended section will be getting app promotions, similar to suggested apps in Start in Windows 10. This can be toggled off from Settings (Show recommendations for tips, app promotions, and more). pic.twitter.com/zYYnTKs9qw
— PhantomOcean3 🌳 (@PhantomOfEarth) April 9, 2024
Portanto, ao que tudo indica, a partir da próxima grande atualização, é muito provável que os anúncios publicitários voltem em força ao Windows. Mais concretamente, estamos a falar das recomendações de instalação de Apps no menu Iniciar.
Aliás, nas mais recentes versões de teste, já temos menções a sugestões de novas apps, sites, atalhos, e dicas. Ou seja, é muito provável que o sistema de anúncios publicitários volte com alguns acrescentos. Porém, agora vem com a menção “Promoted”, para assinalar que a Microsoft está a ganhar dinheiro enquanto lhe mostra aquele anúncio.
Mas calma! Dá para desligar a coisa!
Se porventura odeia ver anúncios publicitários num produto que é pago, e na verdade bem pago. Pode pura e simplesmente desligar o sistema de sugestões a partir das definições de personalização do Menu Iniciar.
Porquê esta aposta por parte da Microsoft?
A grande questão é… Porquê!? Isto irrita os utilizadores, a Microsoft sabe que este sistema não é, nem nunca foi bem recebido. Mas vai voltar a apostar em algo de muito similar no Windows 11.
Bem, muito provavelmente, é uma tentativa de tornar a Microsoft Store mais atractiva para os programadores, dando-lhes espaço privilegiado para publicitarem as suas aplicações. Mais aplicações significam mais receitas potenciais. O Windows 11 já atraiu mais aplicações para a loja e a empresa quer manter essa trajetória.