Um dos grandes trunfos da ROG Xbox Ally, a nova consola portátil desenvolvida em conjunto com a ASUS, tem uma grande aposta em software e não em hardware. Sim, é verdade que o hardware que a consola traz para cima da mesa é muito provavelmente o melhor que a indústria tem para oferecer.
Mas… O trunfo máximo é mesmo a transformação do Windows 11 em algo prático, rápido e fluído para quem quer apenas jogar.
Pois bem, esse trunfo também vai aparecer no PC!
Microsoft vai levar novidades da Xbox Ally para o lado do PC
Portanto, a Microsoft acaba de revelar um dos trunfos mais interessantes para o futuro da sua presença no gaming portátil: uma biblioteca universal de jogos integrada diretamente na app Xbox para Windows 11.
Esta novidade surge a par do anúncio da ROG Xbox Ally, a nova consola portátil com selo oficial da marca.
A ideia é simples mas poderosa! Acabar com a fragmentação dos jogos no PC, permitindo que possas ver e lançar títulos do Game Pass, da própria Xbox, da Battle.net e até de outras lojas rivais, tudo a partir de um único local.
Ou seja, nada de andar a saltar entre apps ou a tentar lembrar onde compraste aquele jogo há três anos.
Segundo a própria Microsoft, esta funcionalidade vai chegar oficialmente ainda este ano, mas quem estiver inscrito no programa PC Gaming Preview já pode testar a versão inicial.
Dito tudo isto, a biblioteca “agregada” vai mostrar automaticamente todos os jogos instalados, incluindo os mais recentes, e promete funcionar tanto em computadores como em dispositivos portáteis com Windows.
De forma muito curiosa, esta não é uma ideia nova. Existem várias outras alternativas de software a fazer algo de muito similar. Mas, ter algo nativo, dentro do próprio Windows, muda o jogo! Ou pelo menos tem o potencial para o mudar.
Esta proposta da Microsoft pode mesmo marcar a diferença. Se for tão fluída como prometem, é um passo importante para consolidar a experiência gaming no ecossistema Windows. Aliás, pode de facto começar a sério com o mundo das consolas portáteis com hardware de PC.