Microsoft tem um trunfo na manga para meter a PS5 no bolso!


Por em

Parece que a Microsoft tem mesmo um ás na manga para triunfar na próxima geração de consolas, ao trazer para cima da mesa a capacidade de aumentar a resolução de texturas ‘low-res’ utilizando a cada vez mais popular Inteligência Artificial.

Isto poderá ser uma excelente jogada para o futuro imediato, ou como quem diz, a luta da Xbox Series X contra a PlayStation 5. Ao fim ao cabo, é cada vez mais óbvio que ambas as empresas (Sony e Microsoft) irão apostar forte e feio na retro-compatibilidade. Contudo, esta tecnologia poderá ser útil para muito mais que isso.



Microsoft tem um trunfo na manga para meter a PS5 no bolso!

consolas

Portanto, esta nova tecnologia chega às mãos da Microsoft pela Playfab, uma outra empresa que a gigante do software adquiriu em 2018. E que pelos vistos, está a aproveitar todo o poderio da infra-estrutura Microsoft Azure, para levar os jogos do passado para a nova geração. Ora leia:

“Um dos estúdios da Microsoft tem estado a experimentar o uso de modelos ML para a próxima geração. E pelos vistos, está a funcionar extremamente bem. Ao ponto de que nem sequer é possível ver as diferenças entre uma textura de alta resolução recente e uma textura de baixa resolução antiga. Chegámos a um ponto, em que mais vale lançar o produto com resoluções baixas, e deixar a máquina fazer tudo o resto.”

Assim, além de se manter toda a qualidade no produto final, é possível para os estúdios poupar imenso tempo na criação de texturas de alta resolução, ao mesmo tempo que podemos contar com downloads muito mais pequenos.

Dito isto, como estamos a falar de Inteligência Artificial, a rede neural tem de ser treinada com milhões de imagens para perceber o que está a ver. Por isso, cenários baseados em foto-realistas serão fantásticos. Enquanto outros jogos baseados em mundo de fantasia irão ter mais dificuldade em utilizar a funcionalidade.

Ainda assim, são excelentes notícias para o mercado… Sobretudo para as antigas gerações de jogos! Vamos ver como a Microsoft consegue utilizar esta tecnologia na guerra que se aproxima a passos largos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Huawei P40 Pro: renderizações revelam a super penta-câmara!

MWC 2020 vai mesmo ser cancelado? Decisão vai ser tomada na Sexta!

Seguinte