Microsoft Store vai transformar-se na Apple App Store

Até aqui a loja da Microsoft parecia aquelas lojas de rua que são engraçadas mas que ninguém lá entra porque falta sempre alguma coisa. De facto, nem a própria empresa colocava lá os seus produtos. Pelo menos, os que realmente importam. Agora as coisas vão mudar e a Microsoft está a apostar a sério na sua loja, especialmente com o lançamento do Windows 11. Uma das novas provas disso é que até os updates do Microsoft Edge vão ser distribuídos deste modo. A juntar às alterações gráficas parece que a Microsoft Store se vai transformar cada vez mais na Apple App Store.

Microsoft Store vai transformar-se na Apple App Store

A aposta começa logo na forma como as aplicações são recebidas

Não há dúvida de que o número de aplicações na Microsoft Store vão aumentar. Logo à partida os programadores vão poder publicar diretamente as apps Win32 sem terem de estar a convertê-las num pacote que incluía outros componentes. UWP ou Desktop Bridge. Agora é só publicar e já está. Entretanto elas estarão otimizadas tanto para o Windows 10 como para o Windows 11.

Assim temos agora um acesso rápido ao download de browsers, Microsoft Teams, VLC e outras. Para dar o exemplo, o Microsoft Edge já está disponível através da nova loja redesenhada.

microsoft store app store

Com um clique o browser é logo descarregado. No entanto parece que, para já, só está a ser descarregado o instalador do Edge. Assim para se completar o processo de instalação a Microsoft Store afirma que será aberta outra janela e o resto será descarregado fora da loja.

Entretanto esta nova loja também vai permitir descarregar extensões Web para o Microsoft Edge. Se nas versões preview escrevermos Edge na barra de pesquisa da Microsoft Store surgem algumas extensões destinadas ao Edge.

No entanto, atenção que isto não vai levar ao desaparecimento da loja de extensões atual. Será apenas mais uma forma de as obtermos.

microsoft store app store

Uma aproximação cada vez maior da App Store da Apple

Com o Windows 11 parece existir uma aproximação ao macOS. Pelo menos em termos visuais. Agora o mesmo parece estar a acontecer na loja da Microsoft. A ideia é centralizar todas as apps na Microsoft Store em vez de se andarem a descarregar as aplicações externamente. De facto, tudo centralizado é melhor. Isto desde que haja uma adesão massiva dos programadores. No entanto já será trabalho da Microsoft garantir que isso acontece.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também