Se há dor de cabeça que qualquer gamer de PC conhece bem é o famigerado “a compilar shaders”. Arranques lentos, stuttering e até ecrãs congelados, mesmo em máquinas topo de gama. É algo que estraga a experiência logo ao início, e até leva a jogadores experientes como eu, a deixar de jogar.
Agora, a Microsoft quer acabar de vez com este problema através de uma nova tecnologia chamada Advanced Shader Delivery (ASD).
O que é o Advanced Shader Delivery
Apresentado na Gamescom 2025, o ASD é uma funcionalidade do DirectX que promete reduzir drasticamente os tempos de carregamento e os soluços gráficos nos primeiros minutos de jogo.
Ou seja, em vez de compilar shaders localmente no teu PC, o sistema recorre a duas bases de dados:
- SODB (State Object Database) – formato estandardizado para guardar dados de jogo
- PSDB (Precompiled Shader Database) – cache de shaders pré-compilados disponível na cloud
Quando instalas um jogo através da Xbox Store, ele pode ir buscar os shaders diretamente à PSDB. Até a aplicação Xbox no PC consegue atualizar a cache quando instalas novos drivers da gráfica.
Resultados já em teste!
Segundo a Microsoft, em testes com Avowed, da Obsidian, os tempos de arranque foram reduzidos até 85%. Além de começar a jogar mais rápido, há também ganhos em eficiência energética, já que o PC não está a gastar recursos a compilar shaders em tempo real.
Inspiração no Steam Deck
Não é segredo que a ideia vem diretamente do shader cache da Valve, usado no Steam Deck. A diferença é que o portátil da Valve tem hardware fixo, enquanto o PC tem milhares de combinações possíveis.
Daí a Microsoft ter criado um sistema que tenta generalizar essa otimização.
Quando chega e onde vai funcionar?
O Advanced Shader Delivery vai estrear nos novos ROG Xbox Ally e Ally X, e apenas em jogos comprados pela Xbox Store. No próximo mês, a Microsoft vai lançar o AgilitySDK, que permitirá a integração por outros developers e até por plataformas como a Steam.
O grande “mas”
A promessa é tentadora! Afinal, estamos a falar de menos stuttering, arranques quase instantâneos e uma experiência mais suave. Mas por enquanto, só quem comprar na Xbox Store é que vai beneficiar.
Resta saber se a Valve e a própria Epic vão alinhar, porque, no fim, o que os jogadores querem é jogar sem perder tempo com compilações inúteis.
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