Microsoft promete jogos de PC a arrancar até 85% mais rápido

Se há dor de cabeça que qualquer gamer de PC conhece bem é o famigerado “a compilar shaders”. Arranques lentos, stuttering e até ecrãs congelados, mesmo em máquinas topo de gama. É algo que estraga a experiência logo ao início, e até leva a jogadores experientes como eu, a deixar de jogar.

Agora, a Microsoft quer acabar de vez com este problema através de uma nova tecnologia chamada Advanced Shader Delivery (ASD).

O que é o Advanced Shader Delivery

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Apresentado na Gamescom 2025, o ASD é uma funcionalidade do DirectX que promete reduzir drasticamente os tempos de carregamento e os soluços gráficos nos primeiros minutos de jogo.

Ou seja, em vez de compilar shaders localmente no teu PC, o sistema recorre a duas bases de dados:

  • SODB (State Object Database) – formato estandardizado para guardar dados de jogo
  • PSDB (Precompiled Shader Database) – cache de shaders pré-compilados disponível na cloud

Quando instalas um jogo através da Xbox Store, ele pode ir buscar os shaders diretamente à PSDB. Até a aplicação Xbox no PC consegue atualizar a cache quando instalas novos drivers da gráfica.

Resultados já em teste!

Segundo a Microsoft, em testes com Avowed, da Obsidian, os tempos de arranque foram reduzidos até 85%. Além de começar a jogar mais rápido, há também ganhos em eficiência energética, já que o PC não está a gastar recursos a compilar shaders em tempo real.

Inspiração no Steam Deck

Não é segredo que a ideia vem diretamente do shader cache da Valve, usado no Steam Deck. A diferença é que o portátil da Valve tem hardware fixo, enquanto o PC tem milhares de combinações possíveis.

Daí a Microsoft ter criado um sistema que tenta generalizar essa otimização.

Quando chega e onde vai funcionar?

O Advanced Shader Delivery vai estrear nos novos ROG Xbox Ally e Ally X, e apenas em jogos comprados pela Xbox Store. No próximo mês, a Microsoft vai lançar o AgilitySDK, que permitirá a integração por outros developers e até por plataformas como a Steam.

O grande “mas”

A promessa é tentadora! Afinal, estamos a falar de menos stuttering, arranques quase instantâneos e uma experiência mais suave. Mas por enquanto, só quem comprar na Xbox Store é que vai beneficiar.

Resta saber se a Valve e a própria Epic vão alinhar, porque, no fim, o que os jogadores querem é jogar sem perder tempo com compilações inúteis.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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